Home
/
Notícias
/
Francisco Beltrão
/
Possibilidades de ingresso na UTFPR Francisco Beltrão além do SISU

Possibilidades de ingresso na UTFPR Francisco Beltrão além do SISU

Publicado 2/24/2023, 12:25:37 PM, última modificação 2/24/2023, 1:52:45 PM
Inscrições pelo SISU encerram hoje, mas existem outras formas para ingresso na UTFPR no semestre 1/2023

Quem realizou o Enem 2022 tem até o final do dia de hoje, 24/02, para se candidatar e concorrer a uma das vagas que a UTFPR está ofertando para ingresso na graduação no primeiro semestre de 2023. Para isso, o candidato deve realizar a sua inscrição pelo site do Sistema de Seleção Unificada do Governo Federal (SISU), em https://acessounico.mec.gov.br. A inscrição é gratuita e a seleção é feita com base nos resultados obtidos no Enem.

Quem perder esse prazo ainda pode fazer a inscrição para a Lista de Espera do SiSU, no período de 28 de fevereiro a 08 de março de 2023, na mesma plataforma do Governo Federal.


Complemento da Lista de Espera para quem participou de edições anteriores do Enem

Caso o interessado não tenha realizado sua inscrição pelo SISU, ainda é possível inscrever-se para o Processo Seletivo de Complementação da Lista de Espera do SISU 2023/1. Esse processo tem como objetivo a ocupação das vagas remanescentes (se existir).

Para inscrição o interessado precisa ter participado de uma das últimas 5 edições do Enem, 2022 a 2018. Mesmo que o interessado não tenha participado de nenhuma dessas edições, ainda é possível candidatar-se utilizando o histórico escolar do Ensino Médio (ou equivalente).

A inscrição no Complemento de Lista de Espera do SISU pode ser feita até o dia 10 de março de 2023, no site da UTFPR: https://www.utfpr.edu.br.

Outra forma de ingresso possível é o processo de Reopção, Aproveitamento e Transferência, direcionado a estudantes de cursos de graduação ou egressos, da UTFPR e de outras instituições brasileiras de Ensino Superior.


Cursos ofertados na UTFPR Francisco Beltrão

Neste semestre a UTFPR Francisco Beltrão oferta 220 vagas para ingresso, distribuídas em 5 cursos de graduação, conforme segue:

Curso
Total de Vagas
Período
Duração
Agronomia
44 vagas
Tarde e Noite

5 anos

Engenharia Ambiental
44 vagas
Manhã e Tarde

5 anos

Engenharia de Alimentos
44 vagas
Manhã e Tarde

5 anos

Engenharia Química
44 vagas
Manhã e Tarde

5 anos

Sistemas de Informação
44 vagas
Noite
4 anos


Ao todo a UTFPR está ofertando 4.444 vagas em 112 cursos de graduação, distribuídas nos 13 campi da Instituição: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

Vestibular e SISU para o 2º Semestre de 2023

Já no 2º semestre, a UTFPR terá ingresso por vestibular e pelo SISU. O vestibular recebe inscrições de 27 de março a 9 de maio, com realização das provas no dia 4 de junho. O SISU 2023/2 também vai utilizar a nota do Enem 2022 para classificação dos candidatos, com inscrições em a data a ser divulgada pelo Ministério da Educação.

A UTFPR disponibiliza em seu portal na internet um espaço exclusivo com informações sobre o ingresso, disponível em: https://portal.utfpr.edu.br/cursos/estudenautfpr.