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Projetos da UTFPR-FB incentivam a formação de Mulheres Cientistas

Projetos da UTFPR-FB incentivam a formação de Mulheres Cientistas

Publicado 2/7/2024, 3:20:02 PM, última modificação 2/7/2024, 6:10:25 PM
Universidade promove ações que estimulam estudantes a seguir carreiras nas áreas de Stem



Ticiane Sauer Pokrywieki e Tania Maria Cassol, coordenadoras dos Projetos Meninas em Stem.

Despertar o interesse vocacional de estudantes pela ciência está entre os objetivos dos Projetos Meninas em Stem. A UTFPR Campus Francisco Beltrão possui dois projetos que atuam diretamente nessa temática, com ações práticas que visam contribuir para a permanência das estudantes na universidade, bem como, estimular a formação de mulheres para as carreiras das áreas das Ciências Exatas, Engenharias e Computação.

A definição Stem é um acrônimo das palavras da língua inglesa "science, technology, engineering and mathematics", que representam quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Essa expressão simboliza um conceito de ensino aprendizagem que possui métodos que integram disciplinas dessas quatro áreas. Problemas de abandono e evasão escolar estão, muitas vezes, relacionados com as dificuldades que alunos apresentam em disciplinas desses campos do conhecimento.

Nesse contexto, a UTFPR-FB lançou um Edital para apoiar projetos que desenvolvessem ações alinhadas a esse conceito e que promovessem atividades de aproximação da Universidade com escolas da educação básica da região. Como resultado, dois projetos foram selecionados e realizaram ações conjuntas e individuais.


Mulheres na Engenharia

Um dos projetos selecionados foi o “Mulheres na Engenharia”, coordenado pela professora Ticiane Sauer Pokrywieki. Nesse projeto foram realizadas ações sobre meio ambiente, qualidade da água, saneamento básico e experimentos em laboratórios, temas trabalhados por meio de palestras, oficinas, minicursos e visitas técnicas. A equipe executora do projeto contou com a participação de alunas da Universidade, bolsistas e voluntárias, as quais contribuíram no planejamento e execução das ações realizadas.

As atividades foram desenvolvidas com alunas e professoras de três escolas do município: Colégio Estadual Cívico Militar Beatriz Biavatti; Colégio Estadual Professor Léo Flach; e Colégio Nossa Senhora da Glória.

De acordo com a professora Ticiane, a participação de mulheres e meninas na engenharia precisa ser fomentada, uma vez que historicamente as vagas dos cursos de Engenharias são ocupadas em sua maioria por homens: “Apesar dessa relação vir diminuindo nos últimos anos, a aproximação da Universidade com as escolas pode promover ainda mais essa igualdade”, afirma. “Oportunizar que essas meninas conheçam a Universidade, o funcionamento de um curso de graduação e um pouco da vida acadêmica, pode despertar o interesse para ingressar no ensino superior e vislumbrar uma futura profissão”, conclui.

O Projeto “Mulheres na Engenharia” já possui 2 anos de existência e terá continuidade em 2024. Escolas que tenham interesse em participar do projeto podem entrar em contato com a professora Ticiane pelo e-mail ticiane@utfpr.edu.br.


Meninas Científicas

Outro projeto selecionado foi o “Meninas Científicas”, coordenado pela professora Tânia Maria Cassol. O objetivo desse projeto foi levar às escolas públicas experimentos nas áreas de engenharias, ciências e tecnologia, atingindo estudantes do ensino fundamental e médio.

Para o desenvolvimento das ações foram selecionadas duas escolas de Francisco Beltrão : Colégio Estadual Reinaldo Sass, com a participação de alunas do 2º ano do ensino médio; e Colégio Estadual Cívico Militar Professor Vicente de Carli, com alunas do 9º ano do ensino fundamental. As atividades ocorreram tanto nos ambientes das escolas quanto da Universidade.

A equipe de execução do projeto contou com a participação de três alunas da UTFPR, bolsistas e voluntárias, que sob a coordenação da professora Tânia, realizaram os seguintes experimentos:

  • Filtração com  diferentes materiais (papel, tecido, algodão), e o processo de separação de sólidos e líquidos através de um tipo de operação usado nas indústrias para purificação;
  • Reciclagem de papel, com ênfase na importância da engenharia para contribuir com o meio ambiente;
  • Cristalização do açúcar: processo industrial, aspectos à nível molecular e estados físicos da matéria.


Para a professora Tânia, observar o entusiasmo das alunas ao participarem das atividades foi emocionante: “É gratificante e importante realizar projetos assim e despertar o sentimento nessas estudantes de que elas são capazes de atuar em qualquer área.” A professora ainda ressalta a importância de projetos como esses: “Mesmo que seja um trabalho lento e de conscientização, a Universidade deve continuar realizando nas escolas ações dessa natureza.”


*Na foto em destaque: Ticiane Sauer Pokrywieki, Coordenadora do Projeto Mulheres na Engenharia, e Tânia Maria Cassol, Coordenadora do Projeto Menina Científicas.







*Créditos das fotos: Assessoria de Comunicação, Ticiane Sauer Pokrywieki e Tânia Maria Cassol.

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