Qualidade de vida

Publicado 11/21/2017, 2:49:20 PM, última modificação 11/21/2017, 2:50:29 PM
Comunidade acadêmica adere à campanha de testes rápidos

Na quinta-feira (06) a Comunidade Integrada na Multiplicação de Conhecimentos (Cimco), promoveu uma campanha para realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C. O intuito é promover a conscientização e facilitar o contato com os testes. Mais de 100 pessoas participaram.

 “Acreditamos que a facilidade de realizar o exame dentro da própria universidade estimule cada um. O procedimento é simples e quanto antes descobrir a doença mais eficaz é o tratamento”, destacou a coordenadora do Programa, Thaís Medeiros.

Os dados disponibilizados pela 8ª regional de saúde mostram que aproximadamente 650 pessoas estão em tratamento contra o HIV na região. “Há um pensamento muito comum de que as DST´s nunca vão acometer você ou alguém do seu círculo. Mas as doenças não tem cara e um único deslize já é o suficiente para a contaminação. Por isso é muito importante que todos participem da campanha”, afirmou a técnica em enfermagem da UTFPR Gilse de Oliveira.

Para a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada SAE – CTA, Lia Beatriz Henke de Azevedo, esta é uma iniciativa excelente, pois “o maior número de diagnósticos de Sífilis e HIV acontece entre jovens de 18 a 24 anos mesma faixa etária de alunos das universidades”.

A aluna Bárbara Tesch do curso de Engenharia Química, aprovou a iniciativa. “A realização dos testes rápidos internamente facilita a vida dos alunos, já que muitos não tem carro e acabam ficando sem tempo, sempre em função da faculdade”, afirmou.

Notícia de: 07/04/2017