Recorde Brasileiro
O Grupo de Foguetes Tsiolkovsky (GFT) da UTFPR Francisco Beltrão conquistou o recorde brasileiro de precisão de apogeu na categoria 500 m, quando alcançou o patamar de 506 metros de altitude com um minifoguete a propelente sólido. O recorde foi anunciado pela Associação Brasileira de Minifoguetes na última semana.
O minifoguete, batizado de Durango 2, foi lançado no dia 18 de abril na Fazenda Santa Rosa, Linha Piedade, em Francisco Beltrão em um dos testes preparatórios para o 4º Festival Brasileiro de Minifoguetes e alcançou a altitude pretendida com um erro de apenas 1,2%. O protótipo, que foi totalmente construído pela equipe, possuía cerca de 3,4 quilos de massa e 1 metro de altura, um sistema de recuperação por paraquedas e um altímetro de bordo para registrar a trajetória. O sistema de paraquedas foi acionado corretamente e o foguete recuperado integralmente. O recorde foi comprovado com a utilização dos dados do altímetro e vídeos do lançamento.
O grupo Tsiolkovski é formado por estudantes e professores do curso de Engenharia Química da UTFPR de Francisco Beltrão e de Engenharia Mecânica da UTFPR de Pato Branco .
Para o professor da UTFPR de Francisco Beltrão e integrante da equipe, Guilherme Bertoldo, a notícia foi motivadora, “sobretudo porque todos os componentes do minifoguete, o que inclui motor, propelente, estrutura e eletrônica, bem como equipamentos auxiliares de testes em solo, foram projetados e construídos pela própria equipe”, comemorou.
A projeção
Em meados de 2016, o grupo iniciou os trabalhos de projeto do espaçomodelo. Em sete meses, diversos equipamentos e componentes foram construídos, além de testes em solo para preparar o propelente, que é uma mistura de combustível com oxigênio, para determinar a capacidade do motor e para averiguar o funcionamento do sistema de paraquedas. Em abril houve o lançamento com o apogeu de 506 m. “Esta conquista, representada pelo recorde e por todo o trabalho anterior, demonstra o comprometimento da equipe e a capacidade dos nossos estudantes, O GFT gostaria de aproveitar e agradecer ao Claimor Bottin por ceder o espaço utilizado para a realização do lançamento”, destaca Bertoldo
O vídeo do lançamento está disponível no YouTube e pode ser visualizado aqui ou pelo QR Code:
Conhecimento
Para o professor Jonas Joacir Radtke, o projeto auxilia os alunos pois “agrega conhecimentos de física, matemática, informática, desenvolvimento de projetos e desafios importantes na formação de um engenheiro”.
A aluna Andreia Dagostini, do curso de Engenharia Química, conta que "desenvolvendo as atividades do projeto lidamos com problemas reais da vida de um engenheiro e isso acrescenta muito para nossa formação. Além disso precisamos sempre pensar em novas ideias para melhorar o que já temos, assim colocamos em pratica o que aprendemos em sala de aula", enfatizou.
Os integrantes do Grupo de Foguetes Tsiolkovsky (GFT) são:
Professores:
Guilherme Bertoldo
Jonas Joacir Radtke
Claudio Roberto Novello
Alunos da Engenharia Química do Câmpus Francisco Beltrão :
Andréia Dagostini
Bruce Paiva Duarte
Diones Joel Kniecik
Douglas Gabriel Pertile
Fabio Henrique Bastiani
Fabio Soares Fabian
João Pedro do Prado
Leon Silva Erhard
Aluno da Engenharia Mecânica do Câmpus Pato Branco :
Jovani Antonio Cossa
Notícia de 06/07/2017