Rondon

Publicado 11/24/2017, 11:14:15 AM, última modificação 11/24/2017, 11:14:22 AM
Começa a seleção de alunos para a operação "Serra do Cachimbo"

Até o próximo dia 14 de março os acadêmicos dos cursos ofertados na UTFPR de Francisco Beltrão podem se inscrever para participar da operação Serra do Cachimbo, do Projeto Rondon. Os oito selecionados desenvolverão atividades no município de Nova Canãa do Norte, em Mato Grosso, entre os dias 14 e 30 de julho. Serão dois selecionados entre os cursos de Engenharia e Tecnologia de Alimentos, dois da Engenharia Ambiental, dois da Engenharia Química e dois da Licenciatura em Informática. Haverá um cadastro de reserva com outros dois alunos. Os rondonistas participarão da Operação sob a coordenação dos professores Maici Duarte Leite e Francisco Antonio Fernandes Reinaldo, da Licenciatura.

Apenas nove instituições de ensino superior foram aprovadas para participar da operação no grupo B, que envolve Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho sendo que o câmpus Francisco Beltrão ficou em 5º lugar.

O câmpus já participou em edições anteriores e os acadêmicos elogiam a experiência. “Na vida de um universitário o Rondon é muito mais que um acréscimo ao currículo, ele te transforma como pessoa e te fornece uma visão diferente do Brasil. É claro que colocar em prática o que aprendemos em teoria nas salas de aula é importante, mas o contato com as pessoas e o quanto aprendemos com elas é ainda mais”, afirmou Camila Salete Grünwaldt que participou do trabalho no Espírito Santo.

Oficinas

O grupo selecionado irá ofertar oficinas nas áreas de comunicação, trabalho, tecnologia e produção e meio ambiente. A professora Maici explica que foram submetidas propostas como as de ferramentas OpenOffice pra preparação de documentos e materiais informativos, na área de comunicação; produtos de limpeza ecológicos, na de meio ambiente; desenvolvimento do turismo local em trabalho; e horta orgânica vertical em Tecnologia e Produção, mas que o rol de oficinas será definitivo a partir da viagem precursora que ela fará entre os dias 01 e 08 de abril quando irá conhecer melhor a realidade da comunidade, suas particularidades, limitações e potenciais de desenvolvimento.

Os candidatos deverão estar cursando a partir da segunda metade do curso, ter perfil proativo e bom rendimento escolar, entre outras exigências previstas no edital. As inscrições são realizadas na Diretoria de Relações Empresarias e Comunitárias (Direc).

O Rondon

Segundo informações do site oficial, o projeto Rondon tem como objetivo somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. O Projeto Rondon prioriza, assim, desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Notícia de 08/03/2017