Salin
Assim como diversos campos sociais, a educação também passa por constantes transformações. Desde a didática até as metodologias para uma aula devem ser pensadas de acordo com a geração para a qual ela é destinada. Diante destas mudanças a Semana Acadêmica de Licenciatura em Informática (Salin) debaterá as tendências tecnológicas entre os dias 21 e 25 de outubro na UTFPR de Francisco Beltrão .
Entre as tendências abordadas na programação da Salin estão os jogos que podem ser grandes aliados da educação, seja nas ciências básicas, lógica, estratégia, eles podem ser desenvolvidos de modo a atender ou agregar áreas do conhecimento. A palestra de abertura, na segunda-feira (21), às 20h30, aborda a gamificação como metodologia ativa, com o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Anibal Guedes.
A programação prevê os minicursos de desenvolvimento de jogos com softwares livres, robótica criativa, desenvolvimento web, sistemas de controle de versão, programação orientada a testes, edição de vídeo, possibilidades didáticas com arduíno, modelos de negócio e pitch.
Ao longo da semana haverá discussões sobre Marketing Digital, com Wilian Galvão e Luan Santos e BlockChain com Eduardo Franciscon. A palestra de encerramento sobre Tendências Tecnológicas e o Futuro da Internet será com Rosauro Barreta, na sexta-feira, às 20h.
Abertura
O evento teve início com apresentações culturais do Coral, do grupo de Teatro “Encenar para Integrar” com a peça Rotina, encenada por Anna Sara Neppel de Oliveira e Ingo Luiz Boff Brandalise e com a apresentação do professor Celso Hotz que interpretou peças na guitarra.
O diretor-geral do câmpus, Alexandre Alfaro, destacou a importância da Semana Acadêmica e parabenizou a organização do evento “a programação traz toda a parte técnica e focada no curso mas também se preocupou em propiciar momentos culturais e atividades como a discussão sobre frustrações e isso mostra a preocupação do curso com a formação humana que é tão importante”, finaliza.
Já o coordenador do curso de Licenciatura em Informática, Michel Albônico, agradeceu a participação dos alunos. “Ver vocês aqui nos motiva a organizar toda programação, que está bem distribuída com muita atividade legal durante todos os dias”, destaca.
Palestra
Ao falar sobre a gamificação como metodologia ativa, o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Anibal Guedes, destacou que não se classifica mais, como há pouco tempo em gerações X, Y ou Z e se trabalha com o hibridismo, que mescla o analógico e o digital. “As tecnologias digitais oferecem condições de aprendizagem em contextos incertos, possibilitam desenvolver múltiplos letramentos, permeiam questionamentos das informações, dão autonomia para resolver problemas e compartilham ideias e tarefas e essas interconexões são necessárias para desenvolver determinado projeto”, afirmou.