Francisco Beltrão
Semanas Acadêmicas promovem intercâmbio de saberes e experiências

Publicado 5/29/2024, 7:44:38 PM, última modificação 6/4/2024, 4:07:32 PM
Aprendizado, networking e oportunidades para o futuro: Eventos reúnem estudantes e profissionais

Com o propósito de promover a imersão de diferentes áreas do conhecimento e fomentar o intercâmbio entre estudantes, professores e profissionais da comunidade externa, a UTFPR Campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB) e entidades estudantis, realizaram, nos meses de abril e maio, duas semanas acadêmicas, que integraram 5 cursos de graduação da instituição.

As semanas acadêmicas são eventos que proporcionam aos participantes a oportunidade de se atualizarem sobre as últimas tendências em suas áreas de estudo, a troca de experiências com outros profissionais e a ampliação de suas redes de contatos. Além disso, os eventos servem como um espaço para o debate de temas relevantes para o mercado de trabalho e para a sociedade.

II Semana Acadêmica de Informática

O evento, ocorrido no período de 22 a 24 de abril, reuniu os cursos de graduação de Licenciatura em Informática e Sistemas de Informação. Foi organizado em conjunto entre a UTFPR-FB e o Centro Acadêmico de Sistemas de Informação (CASIS). Com o tema "Desafios Contemporâneos: Fronteiras da Computação", a programação contou com palestras, oficinas, minicursos, feiras e apresentações culturais.

As oficinas e minicursos trouxeram temas como inteligência artificial, computação quântica, manutenção de computadores, criação de jogos, objetos 3D, redes de computadores, segurança da informação, drones, entre outros assuntos relacionados. Já as palestras versaram sobre programação, metodologias de ensino e carreiras na área de Tecnologia da Informação.

Para o professor Marcos Mincov Tenório, organizador do evento e coordenador do Curso de Sistemas de Informação, a semana acadêmica proporcionou um ambiente de oportunidades para o conhecimento de algumas das tecnologias emergentes: “Contamos com a participação de diversas empresas de TI da região, o que proporciona para nossos estudantes, oportunidades de ‘aberturas de portas’ para o mercado de trabalho regional”.

Marcos ainda comenta sobre o ambiente de interação com a comunidade que a Semana Acadêmica proporciona: “A partir das diversas atividades propostas e realizadas durante o evento, foi possível integrar-se com a comunidade externa à Universidade e com os estudantes de cursos técnicos na área de TI de colégios de Francisco Beltrão”, conclui.

Créditos da foto: CASIS, Curso Sistemas de Informação.

II Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Engenharia

Organizado pelos Centros Acadêmicos dos Cursos de Engenharia - CACEAS (Centro Acadêmico do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária), CAEA (Centro Acadêmico do Curso de Engenharia de Alimentos) e CAEQ (Centro Acadêmico do Cursos de Engenharia Química) - em parceria com a UTFPR-FB, o evento, ocorrido no período 06 a 10 de maio, integrou os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Alimentos e Engenharia Química. A Semana Acadêmica ofereceu aos estudantes um ambiente de imersão em conhecimentos práticos e teóricos que complementam a formação acadêmica e profissional.

A programação incluiu palestras, minicursos, visitas técnicas e oficinas, com temas e atividades relacionadas à área de atuação de cada curso de graduação, tais como: liderança, produção industrial, geoprocessamento, proteção de fontes, mercado de trabalho, entre outros. A cerimônia de abertura da semana acadêmica contou com a apresentação cultural da Orquestra da UTFPR.

A estudante Amanda Aparecida Antoniazzi, representante da equipe organizadora e secretária do CAEQ, destaca que o evento contou com profissionais que já passaram pela graduação e que puderam compartilhar com os participantes um pouco de seus conhecimentos e visão do ramo profissional: “Esse tipo de interação é de suma importância. Além de complementar aquilo que aprendemos e vivenciamos durante a graduação, ainda nos prepara para a vida profissional. Também inspira para um dia sermos nós os palestrantes e, assim como eles, podermos inspirar outras pessoas”, aponta.

Amanda também comenta sobre os desafios de organizar um evento assim: “Como ajudei na organização do evento, participei da Semana Acadêmica de ambas as formas. Então pude perceber o quão difícil é coordenar um evento que abranja todos os âmbitos e faça com que todos sintam-se incluídos. Mas observar os alunos participando e interagindo com os temas propostos, foi algo muito gratificante“, completa.

Cursos Aniversariantes

A II Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Engenharia ainda proporcionou um momento especial e carregado de emoção: a cerimônia em homenagem aos 10 anos do Curso de Engenharia Química do Campus Francisco Beltrão. A ocasião contou com discursos dos alunos, vídeos relembrando momentos históricos do curso, homenagens aos professores, bolo comemorativo e a tradicional canção “Parabéns pra você”.

Além do curso de Engenharia Química, outro curso da Instituição completa um ciclo histórico neste ano. Ofertado desde 2009, Engenharia Ambiental, o segundo curso de graduação implantando na UTFPR de Francisco Beltrão, completa 15 anos em 2024. A partir da reformulação do Projeto Político Pedagógico, o curso teve a matriz curricular atualizada no ano de 2023, na qual foram incluídos novos componentes curriculares. Desde então, o curso é denominado como Engenharia Ambiental e Sanitária.

Reportar erro