Home
/
Notícias
/
Francisco Beltrão
/
Simpósio de Inovações

Simpósio de Inovações

Publicado 6/27/2019, 2:19:08 PM, última modificação 10/31/2022, 8:29:36 PM
Ciência e Tecnologia de Leites e Derivados é tema de simpósio em Francisco Beltrão

Com uma programação diversificada, nos dias 26, 27 e 28, Francisco Beltrão será sede do III INCITEC - Simpósio de Inovações em Ciência e Tecnologia de Leites e Derivados. O evento reúne pesquisadores, professores, técnicos, alunos e produtores rurais relacionados à cadeia do leite com o intuito de aprofundar temas relacionados à área, contemplando as inovações tecnológicas que permeiam o desenvolvimento de novos produtos, processos produtivos e de autocontrole. A região sudoeste é a principal bacia leiteira do Paraná.

A coordenadora do simpósio e professora da UTFPR, Fabiane Picinin de Castro Cislaghi, destaca que “em tempos de crise e diante da situação mundial que vivenciamos, torna-se importante a apresentação de tendências e inovações para a produção de alimentos seguros e de qualidade”.

O evento, realizado pela UTFPR, UFRGS e Cresol, teve sua abertura oficial na noite de quarta-feira (26), no auditório da Central Cresol Baser e segue até sexta-feira com minicursos e seminários no Campus da UTFPR de Francisco Beltrão. A palestra de abertura foi com João Pedro Lourenço Neto, da Sacco Brasil, e abordou as novas possibilidades para a produção de queijos.

A programação segue com discussões acerca de produtos lácteos orgânicos, tecnologias elétricas no processamento; oportunidades de inovação na área de redução de sódio e fortificação; lácteos zero lactose e proteicos; probióticos, paraprobióticos e posbióticos. Haverá ainda o debate sobre a importância da produção do queijo artesanal para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, acerca do impacto da qualidade da matéria-prima para a elaboração de produtos lácteos, atualização da legislação sobre qualidade do leite e a importância do saber-fazer na valorização do queijo colonial local.

Os minicursos abordarão as causas e soluções dos problemas em queijos artesanais; sorvete proteico sem lactose, refrigerante de soro de leite e leite fermentado com bactérias potencialmente probióticas isoladas de queijo Minas artesanal.

O III Incitec tem a parceria do curso de Engenharia de Alimentos, do programa de pós-graduação em Tecnologia de Alimentos e do centro acadêmico de Engenharia de Alimentos da UTFPR, CNPq, Emater, Inta, Unioeste, UFRGS, UFMG, UFPR, IFRJ, Merck, Cooperativa Pia, Sacco Brasil, Sooro, Meck, Ministério da Agricultura, Laticínio Milklat, Petri Palace Hotel e Restaurante Petri.