Home
/
Notícias
/
Francisco Beltrão
/
UTFPR-FB lança as Edições 2023 de dois dos seus principais eventos

UTFPR-FB lança as Edições 2023 de dois dos seus principais eventos

Publicado 5/30/2023, 2:20:35 PM, última modificação 5/30/2023, 2:25:39 PM
O "WCTI" (Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação) e o "Vem Pra UTFPR" já se consolidaram como eventos que permitem a conexão entre a Universidade e a comunidade externa

Na tarde de quarta-feira, 24/05, o Campus Francisco Beltrão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-FB) realizou o lançamento oficial das Edições 2023 de dois dos seus principais eventos: O VII WCTI (Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação) e o  Vem Pra UTFPR-2023.

Ao dar as boas-vindas a todos, o Diretor-Geral do Campus, professor Hernan Vielmo, enfatizou a importância dos eventos na divulgação interna e externa das ações desenvolvidas pela Universidade e agradeceu o apoio dos servidores presentes, finalizando sua fala com um convite à comunidade acadêmica para participar ativamente nesses eventos. "Além do apoio da UTFPR e do trabalho das duas equipes organizadoras, a gente sabe que o sucesso desses eventos está diretamente relacionado ao engajamento de todos", completou.

O primeiro evento lançado foi o "VII WCTI - Workshop de Ciência, Tecnologia e Inovação", programado para ocorrer nos dias 19 e 20 de setembro de 2023, nas dependências do Campus.

Com a palavra, a Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Camila Nicola Boeri Di Domenico, apresentou um histórico do WCTI desde seu início em 2013, o número de participantes e trabalhos apresentados em cada edição, a implementação de anais com ISSN já em 2015, os desafios enfrentados e o alcance que o evento vem ganhando. Camila destacou que a edição atual está com a temática "Inteligência Artificial - Arte, Ciência e Sociedade" e a presidência e vice-presidência ficaram a cargo dos programas de pós-graduação, representados pelos professores Alexandre da Trindade Alfaro, do Programa de Pós-Graduação em Alimentos, e pela professora Ticiane Sauer Pokrywiecki, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.

Na sequência, o professor Alexandre Alfaro falou sobre a programação do WCTI enfatizando que o evento leva o nome do Campus e o nome da Universidade para outros estudantes e pesquisadores, criando uma rede de contatos valiosa, visto que se trata de um  evento aberto a diferentes tipos de trabalhos como TCCs, pesquisas, desenvolvimento tecnológico e inovação, trabalhos de extensão e trabalhos desenvolvidos em disciplinas, em todas as áreas do conhecimento.

Os professores Ticiane, Alexandre, Douglas da Costa e Vilmar Steffen também falaram sobre as atividades programadas para o evento, como oficinas, palestras, minicursos, atividade cultural, premiação dos melhores trabalhos, além das novidades dessa edição, como a feira de profissões "Conecta+" com a participação de empresas incubadas, ex-alunos, empresas juniores e instituições parceiras. Eles também mencionaram a parceria com duas revistas científicas que permitirá a recomendação dos melhores trabalhos para publicação.

O WCTI é conhecido por suas contribuições com conteúdo de qualidade, sempre buscando o diálogo aberto com a sociedade de Francisco Beltrão e região. Todas as informações sobre a sétima edição do WCTI podem ser encontradas no site https://wcti.fb.utfpr.edu.br/

Em seguida, o professor Douglas Junior Nicolin apresentou o evento "Vem Pra UTFPR", cuja quinta edição será realizada no mês de outubro de 2023. Esse evento se consolidou como uma das ações estratégicas para mostrar aos alunos do ensino médio e à comunidade externa o que cada um dos cinco cursos de graduação da UTFPR-FB oferece, além de apresentar algumas das ações de pesquisa, extensão, cultura e esporte desenvolvidas no Campus. O "Vem Pra UTFPR" é um dia dedicado especialmente aos visitantes da universidade.

Uma das novidades deste ano, destacadas pelo professor Douglas, será a criação de uma página eletrônica para melhorar a comunicação com as escolas. Essa página está sendo desenvolvida pelo professor Wellton Costa de Oliveira, que também é responsável pela página do WCTI. Por fim, Douglas reforçou que o "Vem Pra UTFPR" “é um evento do Campus, um evento nosso, um momento de celebração devido às várias modalidades de ações oferecidas, os estudantes se sentem à vontade para visitar o Campus, assim, contamos com a colaboração de todos na organização desse ‘Vem Pra UTF’”.

Você pode assistir a transmissão do Lançamento no YouTube UTFPR Francisco Beltrão: https://www.youtube.com/live/NAmKcMQIPy0?feature=share