Home
/
Notícias
/
Francisco Beltrão
/
UTFPR Francisco Beltrão promove Curso de Produção de Queijos Artesanais

UTFPR Francisco Beltrão promove Curso de Produção de Queijos Artesanais

Publicado 5/15/2023, 4:03:38 PM, última modificação 5/15/2023, 5:59:27 PM
Evento, realizado em módulos, ocorre até o mês de dezembro

 A UTFPR Campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB) está oferecendo para a comunidade um Curso de Qualificação em Produção de Queijos Artesanais. A ação é promovida pelo Curso de Graduação em Engenharia de Alimentos da UTFPR-FB, em parceria com o Sebrae, Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e Associação dos Produtores de Queijo Artesanal do Sudoeste do Paraná (Aprosud). O público-alvo são produtores, manipuladores de alimentos, agroindústrias, agentes de assistência técnica e extensão rural. O Curso é organizado em 13 módulos, tendo iniciado em 28 de abril e com término previsto para 08 de dezembro de 2023. A participação é gratuita e pode ser realizada por módulo. Inscrição pelo site: http://leite.fb.utfpr.edu.br/site/index.php/cursoqueijosartesanais

A ação de qualificação é mais um projeto da UTFPR-FB voltado para o tema “Lácteos”. Sob coordenação das professoras Dra. Andréa Cátia Leal Badaró e Dra. Fabiane Picinin de Castro Cislaghi, diversos estudos, ações de pesquisa, extensão e inovação tecnológica já foram realizados sobre leite e seus derivados. São ações articuladas com várias instituições por meio de parcerias firmadas com a UTFPR. O Curso de Produção de Queijos Artesanais é um exemplo disso, uma vez que está inserido no Programa Inova Queijo, uma iniciativa para aprimorar a formação de produtores de queijos da região.

Para a professora Fabiane, coordenadora do Curso, o objetivo desta ação é “capacitar produtores e técnicos e contribuir para a valorização do queijo artesanal da região Sudoeste, legitimando o conhecimento tradicional, o saber-fazer, mas ao mesmo tempo garantindo a qualidade e a segurança do consumidor”.

Cronograma

O evento ocorre nas sextas-feiras, período da tarde, conforme datas a seguir:

• 28/04 (Abertura e Módulo 1)
• 12/05 (Módulo 2)
• 26/05 (Módulo 3)
• 16/06 (Módulo 4)
• 07/07 (Módulo 5)
• 28/07 (Módulo 6)
• 15/09 (Módulo 9)
• 29/09 (Módulo 10)
• 20/10 (Módulo 11)
• 10/11 (Módulo 12 - parte 1)
• 24/11 (Módulo 12 - parte 2; Módulo 13 - parte 1)
• 08/12 (Módulo 13 - parte 2)

Em construção o Centro de Análises de Leite e Derivados

Instalada na região Sudoeste do Paraná, maior bacia leiteira do Estado, a UTFPR-FB deu um importante passo para consolidar-se como referência na área de Leites. Está em construção, na sede da Instituição, o Centro de Análises de Leite e Derivados (UTLAC), uma estrutura laboratorial que dará suporte para atuação na análise e melhoria da qualidade dos produtos lácteos. Será um espaço técnico-científico apropriado e equipado com instrumentos que podem auxiliar no desenvolvimento de produtos tão importantes para a economia da região.