Vagas

Publicado 7/6/2020, 10:14:04 AM, última modificação 10/31/2022, 8:21:45 PM
Sisu abre inscrições na terça-feira (dia 07)

Foto: candidata se inscreve no site do Sisu | Foto: Nensuria by Freepik

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) oferta na edição 2020.2 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 4.388 vagas em 107 cursos de graduação nos 13 câmpus. Em Francisco Beltrão há vagas para os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Química e Licenciatura em Informática.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem ter realizado a edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições ficam abertas de 7 a 10 de julho, exclusivamente no site do Sisu. O resultado será divulgado no dia 14, também no site do Sisu. Os classificados devem fazer a matrícula remotamente, por meio do envio de documentos entre 16 e 21 do mesmo mês.

O processo de seleção da UTFPR adota a Lei das Cotas, que reserva 50% das vagas para as categorias relacionadas à renda familiar, ao curso integral do ensino médio em escolas públicas, à deficiência e à autodeclaração como pretos, pardos ou indígenas. As notas de classificação vão ser definidas com base na relação de pesos a serem aplicados nas disciplinas do Enem, de acordo com o curso pretendido.

Confira aqui a íntegra do edital.

Sobre a UTFPR
Primeira e única universidade tecnológica do Brasil, a UTFPR está presente em todas as regiões do Paraná nos câmpus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. São ofertados programas e bolsas de auxílio-estudantil, apoio à participação em eventos, programas qualidade de vida, centros de ensino de idiomas e diversas opções de atividades culturais e esportivas. Outra vantagem dos alunos que forem selecionados são os programas de dupla diplomação e parcerias internacionais. Com eles, é possível realizar um período de mobilidade em uma universidade estrangeira, com a possibilidade de obtenção do diploma também pela instituição conveniada.

Aulas durante a pandemia
As atividades presenciais da UTFPR estão suspensas devido ao enfrentamento do novo coronavírus. Há disciplinas que são ofertadas em um regime especial a distância. Elas são ministradas após a elaboração do projeto pelos docentes e a aprovação de mais de 75% de alunos. A ação prevê o atendimento de necessidades identificadas, como acesso à internet ou a dispositivos.
Assim que houver condições que assegurem a segurança sanitária para alunos e servidores, a Universidade deve retomar as aulas presenciais. Neste cenário, deve ser concluído o calendário 2020.1 e divulgado o calendário 2020.2 pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).