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Consulta informal para Direção-Geral será na quinta (10); saiba como votar

Consulta informal para Direção-Geral será na quinta (10); saiba como votar

Publicado 4/8/2025, 12:01:25 PM, última modificação 4/10/2025, 10:31:23 AM
A consulta será realizada das 8h às 21h através da plataforma Helios Voting

Na quinta-feira (10), será realizada a consulta informal para escolha dos próximos diretores(as)-gerais dos campi da UTFPR. Docentes, técnicos-administrativos e estudantes participarão da consulta que será realizada através da plataforma Helios Voting das 8h às 21h. Ao todo, concorrem 24 servidores da carreira docente em 12 campi. O Campus  Toledo  é o único que não participa nesta consulta, já que o mandato do atual diretor-geral terá vigência até o final deste ano.

Na quarta (9), todos os nomes que aparecem nas listas oficiais de votantes, disponibilizada na página da Comissão Eleitoral Paritária (CEP), receberão um email com o ID de eleitor, senha e o link para votar de forma eletrônica.

No dia 10, a partir das 8h e até as 21h, os eleitores podem acessar a página do processo de consulta enviado no email e depositar o seu voto. Antes de finalizar o voto, o sistema ainda permite que o eleitor revise a sua escolha para, em seguida, enviar para a cabine de votação online. A apuração iniciará no mesmo dia, logo após o horário de fechamento das urnas.

O segundo turno, quando for o caso, será realizado no dia 23. 

Após a realização da consulta informal, os resultados dos processos de cada Campus serão encaminhados aos membros do Conselho Universitário (Couni) que farão a composição formal da lista tríplice para posterior nomeação do reitor.

Confira todos os passos do processo no Guia Como Votar

1 - inserir login (ID do eleitor) e senha (fornecidos no e-mail);

2 - entrar na plataforma (cabine de votação);

3 - escolher seu candidato;

4 - confirmar sua escolha;

5 - depositar o voto na urna;

6 - confirmar o voto na urna;

7 - verificar a mensagem na tela se seu voto foi depositado com sucesso.

Outras informações estão no Guia como Votar.

Qual é o papel do diretor(a)-geral?

Segundo o Regimento Geral da UTFPR, o(a) diretor(a)-geral é a autoridade superior do Campus e é responsável por supervisionar os programas de ensino, pesquisa e extensão, além da gestão das atividades administrativas.

Além disso, ele(a) será o(a) representante por assegurar o cumprimento da legislação em vigor bem como dos regulamentos, diretrizes e normas publicadas pelos órgãos superiores da UTFPR, zelando pelo patrimônio e imagem da Instituição.

O mandato é de quatro anos, podendo ser reeleito(a) por mais quatro, e é exercido em regime de dedicação exclusiva. Podem se candidatar os professores que pertencem ao quadro efetivo da UTFPR integrantes das carreiras do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).

Comissão Eleitoral Paritária

A CEP é constituída por representantes de cada categoria da comunidade acadêmica: servidores docentes, servidores técnico-administrativos e discentes; todos indicados pelas respectivas entidades de representação. Os resultados das consultas informais organizadas pela Comissão Paritária serão encaminhados ao Conselho Universitário da UTFPR (Couni), órgão colegiado que tem a prerrogativa de elaborar e encaminhar ao reitor da Universidade as listas tríplices para indicação dos novos dirigentes.

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