Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Couni UTFPR entrega títulos honoríficos a personalidades do meio acadêmico e da sociedade

Couni UTFPR entrega títulos honoríficos a personalidades do meio acadêmico e da sociedade

Sessão solene concedeu títulos de Mérito Universitário, Professor e Doutor Honoris Causa

O Conselho Universitário da UTFPR (Couni) realizou, na manhã da última sexta-feira, 6, a sessão solene de entregas de títulos honoríficos a sete personalidades do meio acadêmico e da sociedade. Ramiro Wahrhaftig, atual presidente da Fundação Araucária foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa. O título de Professor Honoris Causa foi concedido ao presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal, Orlando Isidoro Afonso Rodrigues,, instituição estrangeira e principal parceira internacional da UTFPR. Já as homenagens por Mérito Universitário foram para Luiz Nacamura Junior, Odacir Antonelli, Rafael Greca, Rubens Bueno e Irineu Colombo.

A sessão solene ocorreu no Auditório do Campus Curitiba e contou com a presença de ex- reitores, reitores e pró-reitores de Universidades públicas e privadas do Paraná; comunidade acadêmica da UTFPR; autoridades; e amigos e familiares dos homenageados.

A cerimônia foi parte das festividades de 20 anos da transformação da Instituição em Universidade Tecnológica e os títulos foram aprovados pelos membros do Couni em deliberações realizadas entre 2021 e 2025.

O reitor da UTFPR e presidente do Couni, Everton Lozano, definiu a cerimônia como uma celebração ao futuro da Universidade: “Hoje não celebramos apenas títulos honoríficos, celebramos histórias de vida, celebramos compromissos com a educação, com a ciência, com a inovação e com o desenvolvimento. Celebramos pessoas que compreenderam em diferentes momentos e responsabilidades que investir em conhecimento é investir no futuro”, destaca. 

Doutor Honoris Causa

O título de Doutor Honoris Causa foi atribuído a Ramiro Wahrhaftig, atual presidente da Fundação Araucária. Formado em Engenharia Civil pela UFPR, com mestrado em Planejamento Energético pela UFRJ, Wahrhaftig construiu uma sólida carreira acadêmica em colaboração com instituições no Brasil e no exterior, como a Universidade de Tecnologia de Compiègne, na França; a Universidade de Tecnologia do Twente, na Holanda; a Universidade McGill, no Canadá; e a Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Pelo estado do Paraná foi secretário de Educação, secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e secretário da Indústria, Comércio e Turismo. Sua trajetória acadêmica ocorreu na PUCPR, na qual foi professor, vice-reitor de Pesquisa e Extensão e assessor da reitoria.

Na década de 1990, Ramiro Wahrhaftig foi diretor Centro de Integração de Tecnologia do Paraná (CITPAR), no qual criou o projeto Informática Industrial, determinante para o desenvolvimento tecnológico e industrial do Paraná nas décadas seguintes. Também naquela década, fez parte da criação do mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial, primeiro programa de Pós-Gradução Stricto Sensu do então CEFET Paraná – atualmente, o curso de Engenharia Elétrica e Informática Industrial conta com nível de doutorado e foi o primeiro programa de Pós-Graduação da UTFPR a ser agraciado com o conceito 7 da CAPES.

“Esse movimento foi um dos fatores determinantes para a consolidação acadêmica do Cefet Paraná e para a sua transformação, em 2005, em Universidade Tecnológica Federal do Paraná; a primeira Universidade Tecnológica do Brasil. Ao reconhecer Ramiro, a UTFPR reconhece também um dos protagonistas deste processo histórico”, afirmou Michele Potrich, membra do Couni e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR.

Ao receber o título, Ramiro Wahrhaftig definiu a homenagem como a mais significativa e importante de sua trajetória pública. “Tenho uma identificação muito forte com a Universidade Tecnológica Federal, com a educação tecnológica, com a educação como um todo. Realmente estou muito emocionado com essa oportunidade que me deram”, concluiu Wahrhaftig.

 Professor Honoris Causa

Orlando Isidoro Afonso Rodrigues, Presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), de Portugal, foi agraciado com a honraria de Professor Honoris Causa, em reconhecimento à parceria com o IPB, principal parceira estrangeira da UTFPR. Rodrigues é licenciado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Mestre em Políticas Agrícolas e Desenvolvimento Rural pelo Instituto Agronómico Mediterrânico de Montpellier e Doutor em Agronomia – Economia Rural e dos Recursos Naturais – pela Universidade de Lisboa. É docente do Instituto Politécnico de Bragança desde 1986 e foi vice-presidente da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, de 2006- 2017.

A parceria entre IPB e UTFPR existe desde 2013 e estabelece a possibilidade de dupla titulação entre as duas instituições e o enriquecimento do currículo internacionalmente.

Ao conceder o título, Vanessa Ishikawa Rasoto, vice-reitora da UTFPR e vice-presidenta do Couni, reconheceu que, sob o comando do professor Orlando Rodrigues, a relação entre a UTFPR e o IPB consolidou-se e transformou-se em um dos mais bens sucedidos programas de cooperação internacional de ensino superior no Brasil. "A atuação do Professor Orlando Rodrigues elevou, realmente, o patamar da inserção internacional da UTFPR, fortalecendo sua produção científica. Sua liderança é marcada pelo diálogo, pela visão estratégica e pela convicção que a educação superior deve ultrapassar fronteiras geográficas e culturais, promovendo integração científica e desenvolvimento sustentável”.

Para Rodrigues, a parceria entre as Instituições tornou-se uma aliança e rompeu as fronteiras entre os países. "Transformou-se em uma aliança. E continua a fermentar, lentamente, numa verdadeira Universidade Transatlântica. Desta aliança nasce ciência, nasce conhecimento, criado conjuntamente por pessoas dos dois lados do Atlântico. Tanta água, afinal, não nos para: une-nos. Hoje nossa aliança está robusta”.

 Mérito Universitário

 O título de Mérito Universitário foi outorgado a cinco personalidades do meio político, social e acadêmico da UTFPR.

Luiz Nacamura Júnior, professor titular do Departamento Acadêmico de Informática da UTFPR, foi reconhecido pelo compromisso na consolidação da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade.

Odacir Antonelli, empresário do setor madeireiro, teve atuação determinante no desenvolvimento da UTFPR ao doar o terreno onde hoje é Campus Guarapuava . Por motivos de saúde, Odacir Antonelli foi representado por sua filha, Estella Antonelli.

Rafael Valdomiro Greca de Macedo foi prefeito de Curitiba em três mandatos (1993-1997; 2017-2025), deputado estadual, deputado federal, ministro do Esporte e Turismo do Brasil, secretário Estadual de Comunicação Social do Paraná e, atualmente, é secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná. Durante suas gestões enquanto prefeito de Curitiba , Greca reconheceu a UTFPR como um centro de excelência em educação tecnológica, pesquisa aplicada e desenvolvimento científico. Graças a esse reconhecimento a Universidade Tecnológica Federal do Paraná ampliou sua inserção social e sua contribuição ao crescimento regional.

Rubens Bueno exerceu cinco mandatos de deputado federal; também foi deputado estadual pelo Paraná e prefeito de Campo Mourão entre 1993 e 1996. Atualmente é diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). Durante seu mandato de prefeito, Rubens Bueno assinou o protocolo de intenções junto ao MEC para a instalação de uma unidade do então CEFET na cidade, atitude que garantiu a doação do terreno para viabilizar a criação do atual campus Campo Mourão .

Irineu Mário Colombo foi reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), deputado federal, deputado estadual e vereador por Medianeira . Atualmente é diretor Superintende do Itaipu Parquetec. Colombo foi reconhecido pelo seu envolvimento na transição do antigo CEFET em Universidade Tecnológica Federal do Paraná, o que representou um salto institucional e de desenvolvimento do estado do Paraná.

Confira as fotos da cerimônia no UTFPR em Imagens.


Reportar erro