Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Dirigentes da Universidade de Tecnologia da Silésia, na Polônia, discutem parceria com a UTFPR

Dirigentes da Universidade de Tecnologia da Silésia, na Polônia, discutem parceria com a UTFPR

Publicado 8/11/2025, 11:41:07 AM, última modificação 8/11/2025, 11:43:06 AM
Professores foram recebidos pelo reitor Everton Lozano e equipe de pesquisa e graduação da instituição

Na manhã desta segunda-feira, 11, os diretores do Centro de Gerenciamento de Projetos da Universidade de Tecnologia da Silésia (SUT), na Polônia, Marcin Górski e Anna Waligóra, estiveram na UTFPR para conhecer a instituição de discutir um possível acordo de cooperação entre as instituições. Eles foram recebidos pelo reitor Everton Lozano, pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Michele Potrich, e pelo diretor de Relações interinstitucionais, Carlos Cziulik, na Sala de Reuniões da Reitoria, em Curitiba .

O objetivo do encontro é identificar projetos e pesquisas em que possam ser firmadas colaborações acadêmicas e científicas em áreas como engenharia civil e materiais inovadores; cidades inteligentes, mobilidade e indústria 4.0; educação superior e metodologias ativas, com foco em formação docente, aprendizagem baseada em problemas (PBL) e educação inclusiva; economia circular, energia e sustentabilidade; e inteligência artificial e ciência de dados.

O reitor agradeceu a presença dos dirigentes e ressaltou a importância em ter essa parceria com a UTFPR. “Estamos muito felizes com esse encontro e esperamos que essa seja só a primeira reunião entre as instituições para que possamos avançar nessa cooperação”, afirma Lozano.

O diretor Marcin Gorski também demonstrou interesse na parceria entre as duas universidades e disse acreditar na instituição como uma importante ação no desenvolvimento de ações de educação social. “Queremos avançar cada vez mais em parcerias que resultem em uma educação social que transforma”, completa.

Também participaram do encontro, a diretora de Pesquisa, Mariana Sikora, a assessora de programas internacionais, Nastasha Salame da Silva, e os professores do Campus Curitiba , Milton Borsato e Keiko Fonseca.

SUT

A Universidade Tecnológica da Silésia é a mais antiga da Alta Silésia e uma das maiores do país. Foi fundada em 1945 e é composta por 14 faculdades instaladas em três cidades.

Reportar erro