Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Divulgação Científica
/
Pesquisa publica relatório sobre Inteligência Artificial na educação básica

Pesquisa publica relatório sobre Inteligência Artificial na educação básica

Publicado 5/13/2025, 5:42:43 PM, última modificação 5/13/2025, 6:01:52 PM
Dados indicam que 69,4% dos docentes de educação básica têm conhecimento inicial em IA

Em parceria com Instituto Significare, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) divulgou o relatório sobre Inteligência Artificial (IA) na educação básica, que detalha a percepção de educadores a respeito da tecnologia. O documento foi construído pelo projeto InteliGente, do Campus Cornélio Procópio , com apoio do International Development Research Centre (IDRC) e do programa Frida Lancic.

O relatório foi divulgado durante um dos grandes eventos voltados para a educação da América Latina, Bett Brasil, entre 28 de abril e 1º de maio. O trabalho foi desenvolvido pelos docentes Robson Parmezan Bonidia e Camila Sestito. “É uma pesquisa nacional que ouve os professores, então a gente começou da base, para ouvi-los”, destacou o pesquisador.

A metodologia adotou um formulário online com 35 perguntas aplicado a 346 professores de todas as regiões do Brasil. Deste montante, 11,2% dos respondentes são docentes do Paraná.

Resultados

A pesquisa apontou que 69,4% dos professores têm conhecimento inicial sobre Inteligência Artificial, enquanto 9,7% apenas ouviram falar no assunto. Dos que responderam o questionário, 1,2% não conhecem IA e 1,9% afirmaram ser especialistas.

No que tange o uso na educação, 80,6% dos docentes acham que a IA pode ajudar na criação de conteúdos interativos e 80,2% creem que as ferramentas são úteis no planejamento das aulas.

Desafios

De acordo com o relatório, 2,7% dos professores acreditam que a IA não traz melhorias para a educação, enquanto 79,8% defendem mais facilidade no acesso às plataformas e materiais online.

Entre os principais desafios apontados no relatório, estão a capacitação, a necessidade da formação continuada e o impacto geral provocado pela IA no Ensino. Neste cenário, 80% dos professores afirmaram que desejam formação continuada para utilização de IA e 43% alertam para a falta de capacitação. Conforme o relatório, a margem de erro da pesquisa é de 5% e o grau de confiança é de 90%.

Para visualizar o documento, basta acessar a página da pesquisa.

Reportar erro