Professor da UTFPR é um dos semifinalistas do prêmio Jabuti Acadêmico

Na última segunda-feira, 14, foram anunciados os semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico e o professor do Campus Cornélio Procópio , Robson Parmezan Bonídia, está entre os 10 classificados na categoria Ciência da Computação. O reconhecimento é pelo livro Ciência de Dados – Fundamentos e Aplicações.
Nesta edição, o prêmio, organizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), recebeu 2.004 inscrições e foi dividido em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Em Ciências e Cultura estão 30 categorias das áreas de conhecimento e, em prêmios especiais, as categorias divulgação científica, tradução e ilustração.
A próxima etapa acontecerá no dia 22 com a divulgação dos cinco finalistas de cada categoria. Os vencedores serão revelados no dia 5 de agosto durante a cerimônia de premiação a ser realizada no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.
O livro
O livro Ciência de Dados – Fundamentos e Aplicações tem como autores, além do professor Robson Bonídia, André de Carvalho e Angelo Menezes. Foi publicado há um ano e já tem mais de 1700 cópias vendidas e quase 50 mil acessos na plataforma Minha Biblioteca. Segundo os autores, “a falta da formação adequada nos conceitos básicos e avançados necessários para os que atuam em projetos colaborativos de Ciência de Dados, da mesma forma que nas demais áreas, pode levar não apenas a soluções incorretas, ineficientes e inexplicáveis, mas também a falta de confiabilidade, que pode trazer danos graves, pessoais, sociais, ambientais e materiais. Este livro tem por objetivo apresentar de uma forma introdutória e breve, conceitos que devem ser estudados em mais profundidade”, completam.
A obra apresenta a evolução da Ciência de Dados, introdução à linguagem de programação Python, conceitos introdutórios de Estatística, tratamento e manipulação de dados para torná-los úteis e relevantes, tendências e orientações para trabalhar com Ciência de Dados de modo ético e responsável, entre outros assuntos relacionados à área.
Prêmio
O Prêmio Jabuti Acadêmico foi criado em 2024 com o objetivo de valorizar a excelência editorial e ampliar a visibilidade de autores e editores que atuam nos segmentos avaliados. Os autores vencedores recebem a estatueta do Jabuti e um prêmio de R$ 5 mil, e as editoras das obras premiadas também recebem a estatueta.
A lista completa dos semifinalistas e jurados pode ser consultada na página da premiação.