Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Divulgação Científica
/
Professor da UTFPR utiliza IA para avaliar a qualidade do solo

Professor da UTFPR utiliza IA para avaliar a qualidade do solo

Publicado 5/20/2025, 1:21:28 PM, última modificação 5/21/2025, 4:01:06 PM
Estudo integra o segundo volume do livro Manejo e Conservação de Solo e Água

O professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publicou um estudo sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) para avaliar a qualidade do solo, dentro do segundo volume do livro Manejo e Conservação de Solo e Água. A obra foi lançada pela Rede Paranaense de Agropesquisa e Formação Aplicada (Rede AgroParaná) em abril.

O docente do Campus Francisco Beltrão Eder da Costa dos Santos divulgou um estudo sobre o uso da IA para avaliar a qualidade do solo. Ele utiliza o conceito de machine learning para avaliar os atributos químicos, físicos e biológicos do solo. “A novidade está na abordagem para classificar os atributos e calcular. Os principais índices geralmente medem os fatores químicos e físicos. Neste, incluímos o biológico também”, conta.

A metodologia permite que o produtor saiba qual modelo de manejo é mais sustentável e rentável. O objetivo central do projeto é disponibilizar, em breve, uma ferramenta robusta para que produtores rurais possam acompanhar, de forma prática e precisa, a evolução da qualidade do solo em suas propriedades ao longo do tempo, considerando os impactos das práticas agrícolas adotadas.

Mais sobre

O segundo volume do livro “Manejo e Conservação de Solo e Água reúne resultados de estudos conduzidos por 105 cientistas nas principais regiões produtivas do Paraná. A coordenação do projeto é do professor da UTFPR, André Pellegrini. Participam do projeto ainda os pesquisadores Carlos Alberto Casali, Dinéia Tessaro, Eder da Costa dos Santos, Elisandra Pocojeski, Laércio Ricardo Sartor, Paulo Cesar Conceição, Tangriani Simioni Assmann e Thalita Grando Rauen. A iniciativa é realizada em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Fundação Araucária, e a Federação da Agricultura do Paraná (Sistema Faep).

A obra pode ser consultada gratuitamente na página do Sistema Faep.

Reportar erro