Projeto da UTFPR de inclusão de mulheres na ciência recebe mais de R$ 1,15 milhão do CNPq

O projeto da UTFPR, que visa a inclusão de meninas e mulheres na ciência, receberá um aporte de mais de R$ 1,15 milhão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Durante a pandemia, a pesquisadora do Campus Londrina Ana Maria Ferrari coordenou o projeto Sabonete Solidário, com o objetivo de garantir itens de higiene pessoal e limpeza para pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, junto à ONGs, capacitou mulheres, especialmente chefes de família, para a geração de renda com saboaria e cosméticos.
Com o crescimento das ações e a ampliação das parcerias, o “Saberes: Desenvolvimento Integral das Meninas e Mulheres na Ciência” foi contemplado com mais de R$ 1,15 milhão pelo CNPq. O recurso visa incentivar a formação de redes nacionais voltadas à inclusão feminina nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, por meio do engajamento comunitário.
O investimento permitirá o custeio das atividades e a concessão de bolsas para meninas em transição do ensino fundamental para o médio. Para viabilizar a implementação, a iniciativa envolve professoras das escolas participantes e líderes comunitárias. "Muitas meninas não tinham RG e CPF, nem acesso à internet para fazer o Currículo Lattes, necessário para a bolsa. Essa realidade, tão diferente da nossa, evidencia o potencial de impacto social do projeto nessas comunidades", destaca a professora Ana Maria.
Com isso, o projeto busca promover a formação de mulheres cientistas, além de trazer discussões sobre temáticas essenciais, como violência de gênero, autoestima e questões étnico-raciais. Outro diferencial é que todos os materiais audiovisuais produzidos no projeto serão acessíveis, utilizando tecnologias assistivas, como audiodescrição, Braille e Libras.
Transformação
Nesta terça-feira (11), Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, foi realizada uma das primeiras atividades com as bolsistas do projeto. Foi feita uma apresentação lúdica sobre grandes cientistas femininas que marcaram a história e que continuam a inspirar novas gerações.
Com o apoio do CNPq e de suas instituições parceiras, o projeto Saberes visa transformar realidades e incentivar cada vez mais meninas e mulheres a ocuparem espaços no mundo da ciência. "Esse projeto é fruto do trabalho conjunto de muitas mulheres. Parafraseando Clarissa Pinkola Estés, quando uma mulher vive de verdade, todas as outras também vivem", conclui a professora.
A iniciativa envolve várias profissionais e professoras de Engenharia, além de instituições e entidades. Entre elas, estão: Universidade Federal da Paraíba; Central Única das Favelas; Coletivo Conexões de Londrina ; Associação de Mulheres Empoderadas do Monte Cristo, em Florianópolis; Centro Cultural Laudelina Emília Rosa, em São José; Fundação Educacional do Município de Assis, em São Paulo; e escolas de ensino fundamental e médio do Paraná e Santa Catarina.
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O edital do CNPq foi lançado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério das Mulheres (MMulheres). O objetivo é estimular a ascensão de mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação. O público-alvo são meninas do 8º ao 9º ano do ensino fundamental e médio de escolas públicas e graduandas das áreas citadas.