Servidor conquista prêmio da Sociedade Brasileira de Computação por tese de doutorado

Uma das teses premiadas pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) foi o trabalho produzido pelo servidor do Campus Londrina da UTFPR Thiago Prado de Campos. Ele recebeu o Prêmio Júnia Coutinho Anacleto durante o Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2025), realizado no mês de setembro.
A pesquisa versa sobre holografia tocável, que é uma tecnologia que combina mundo real e objetos virtuais, em tempo real. Conforme a tese, a interação com holografia tocável permite que usuários realizem gestos simulando o toque em objetos tridimensionais virtuais, proporcionando uma experiência imersiva.
Segundo o documento, a avaliação da usabilidade e da experiência do usuário em soluções holográficas tocáveis apresenta desafios, pois métodos tradicionais de avaliação não capturam totalmente os aspectos e por isso o pesquisador desenvolveu uma tecnologia de avaliação baseada em um Mapeamento Sistemático da Literatura, que identificou 20 aspectos essenciais para avaliação em holografia tocável, cobrindo desde elementos pragmáticos, como eficácia e eficiência, até aspectos hedônicos, como satisfação e prazer.
A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob orientação da professora Natasha Malveira Costa Valentim (UFPR) e coorientação do professor Eduardo Filgueiras Damasceno (UTFPR).
A pesquisa envolveu 300 pessoas e as etapas presenciais foram realizadas em Londrina , Cornélio Procópio , Curitiba , Joinville, Ouro Preto e Brasília, garantindo diversidade de contextos e perfis avaliados. Para os experimentos, foram utilizados headsets de última geração — Meta Quest 2, Meta Quest 3 e Meta Quest Pro — equipamentos de referência mundial em aplicações de realidade mista e virtual.
Premiação
O concurso concede o Prêmio Junia Coutinho Anacleto de teses, dissertações e trabalhos de graduação para submissões em cada categoria. Os trabalhos são por: relevância do problema investigado, relevância dos resultados obtidos, avanço no estado da arte em IHC, rigor metodológico e responsabilidade ética, originalidade (tema e da solução), contribuições da pesquisa (científica, técnica, social).
A tese completa pode ser acessada no repositório da UTFPR.
*Com informações da UTFPR de Londrina