Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Divulgação Científica
/
Solução automatiza orçamentos de reparos de veículos e dispensa presença de perito

Solução automatiza orçamentos de reparos de veículos e dispensa presença de perito

Publicado 7/14/2025, 9:46:39 AM, última modificação 7/14/2025, 9:46:58 AM
Projeto recebeu premiação de inovação e já atende cerca de 25 mil orçamentos diários

Um projeto desenvolvido pelo Campus Santa Helena treinou uma Inteligência Artificial (IA) para realizar orçamentos automatizados para reparos em veículos segurados sem que seja necessário a presença de um perito. O projeto “Aprendizado de máquina utilizando imagens sintéticas de veículos automotores”, desenvolvido no Laboratório de Aprendizagem de Máquina e Imagens Aplicados à Indústria (LAMIA), foi realizado em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e foi criado para atender uma das maiores empresas do setor automotivo no Brasil, a Cilia Tecnologia.

No ano passado, o projeto recebeu o prêmio de projeto mais inovador pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), ficando à frente de outras 96 universidades.

De acordo com o coordenador do projeto, Thiago Naves, e a docentes responsável pela inovação na UTFPR, Arlete Beuren, o uso da IA permite que as empresas tenham mais assertividade e economia na prestação de serviços. “O orçamento automatizado realizado por este sistema é feito com mais rapidez e de forma padronizada, diminuindo a subjetividade da análise dos problemas no veículo, o que torna o processo mais ágil e segura tanto para as oficinas, como para as empresas seguradoras e, principalmente, para o cliente segurado”, explicam.

Segundo os pesquisadores, o projeto - que entra em seu quarto ano de funcionamento -, é utilizado por várias outras oficinas e seguradoras e atende uma média diária de orçamentos realizados pela Cilia que é de 25 mil. Entre os diferenciais, além da possibilidade de não precisar de um perito no local, está na realização de orçamento de peças e controle de estoque das oficinas.

O resultado do projeto foi tão expressivo que, no final de 2023, a Cilia Tecnologia recebeu um aporte de R$110 milhões do fundo de investimento CLOUD9 do Mercado Livre, devido a sua solução de IA ser considerada pioneira no mercado. A Cilia possui um banco de dados abrangente, com mais de 18 milhões de peças cadastradas e mais de 60 mil modelos de veículos de todas as montadoras presentes no Brasil. Diariamente, quase 10 mil colisões de veículos são registradas no sistema da empresa, demonstrando a sua relevância e alcance no mercado.

O projeto

Resultado de uma dissertação que buscava esta solução, ela foi considerada pioneiro no uso de dados sintéticos. Segundo os docentes, as bases acadêmicas utilizadas na pesquisa são recentes e, para conseguir um resultado expressivo, era preciso estar a par do avanço científico externo para trazer para a realidade ao Brasil. “A empresa Cilia é uma das primeiras a implementar a solução no Brasil e uma das únicas a fornecer o sistema para as empresas seguradoras do país”, completam.

Reportar erro