Editora lança o livro “Ciência, Tecnologia e Sociedade: Caminhos para a Cidadania Sociotécnica”
A Editora da UTFPR (EDUTFPR) está lançando, neste mês de dezembro, o livro Ciência, Tecnologia e Sociedade: Caminhos para a Cidadania Sociotécnica, uma obra que apresenta pesquisas científicas sobre o impacto da tecnologia na sociedade e como ela pode ser um instrumento de inclusão social. O livro é resultado da parceria entre os Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) do Campus Curitiba da UTFPR e Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e faz parte do projeto Tecnologia social e cidadania sociotécnica do CNPq.
O objetivo da obra, segundo os organizadores, é aprofundar a discussão sobre cidadania sociotécnica e a relação entre ciência, tecnologia e sociedade. Organizado por Marília Abrahão Amaral, Leonelo Dell Anhol Almeida, Maclovia Corrêa da Silva, Marilene Zazula Beatriz, Milena Pavan Serafim e Francis Kanashiro Meneghetti, a obra está disponível no site da EDUTFPR.
“A obra foi escrita por 23 autores, entre eles homens e mulheres estudantes de mestrado e doutorado, além de professores, tanto da UTFPR quanto da Unicamp, de várias áreas de conhecimento. Isso mostra um pouco da diversidade que há na composição desse livro”, destaca Leonelo Almeida, um dos organizadores. “Nele se reúne contribuições desses diversos pesquisadores que analisam o papel da ciência e da tecnologia na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, a partir da perspectiva dos Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)”, completa.
Para conferir a entrevista completa com os organizadores do livro, confira o vídeo disponível no Canal da Editora.
Mais sobre a Editora UTFPR
A Editora UTFPR edita, divulga e comercializa obras ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem o objetivo de evidenciar a produção científica e intelectual do público acadêmico e de autores de obras originais e traduzidas, de valor técnico, artístico e literário, conforme padrões institucionais.
O objetivo é ampliar o acesso ao conhecimento produzido pela instituição, garantindo a democratização da informação e contribuindo para a educação de qualidade e inclusiva.