Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Encontro de Neabis movimenta coletivos estudantis da UTFPR

Encontro de Neabis movimenta coletivos estudantis da UTFPR

Publicado 10/16/2025, 9:59:19 AM, última modificação 10/16/2025, 10:06:14 AM
Evento reuniu representantes dos 13 campi para discutir sobre racismo institucional e culturas afro-brasileira e indígena

Entre os dias 1º e 3 de outubro, o Campus Campo Mourão sediou o segundo encontro dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabis) e dos coletivos estudantis que representam esses povos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento contou com a participação da comunidade externa e membros dos 13 campi, incluindo estudantes, docentes e técnicos-administrativos.

Foram promovidas mesas-redondas, rodas de conversa, oficinas e apresentações de projetos de pesquisa, ensino e extensão para discutir racismo, cultura, mídias e expressões afro-brasileiras e indígenas. As oficinas contaram com a participação de Ayla Krig Si Wollinger Fernandes e Lariane Casagrande, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os debates abordaram desde o papel da mídia na perpetuação de estereótipos e desigualdades até estratégias para fortalecer políticas institucionais. “O evento reforça o compromisso dos núcleos com a promoção da equidade racial e com a valorização das culturas afro-brasileiras e indígenas, consolidando-se como um espaço de acolhimento, aquilombamento e antirracista dentro da UTFPR”, afirma a presidente do Neabi da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, Amanda Crispim.

Durante a programação, os participantes puderam compartilhar vivências e fortalecer redes de apoio. As propostas elaboradas durante as atividades devem orientar os próximos projetos dos núcleos e coletivos, ampliando o alcance das ações de combate ao racismo dentro da Universidade. “A troca de experiências entre diferentes campi mostrou a importância de ações integradas e contínuas para consolidar ambientes acadêmicos inclusivos e livres de discriminação”, conclui.

Mais sobre

O encontro foi organizado pelos Neabis, com apoio do Sindicato dos Docentes da UTFPR (Sindutf-PR) e de emenda parlamentar da deputada federal Carol Dartora (PT-PR). Ao todo, a UTFPR recebeu um investimento de R$700 mil para a estruturação dos núcleos, possibilitando a organização de eventos como este e a aquisição de livros didáticos, equipamentos e mobiliários para os núcleos.

Reportar erro