UTFPR divulga edital do Sisu 2026 para ingresso em 116 cursos de graduação

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publicou o edital do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso em 116 cursos de graduação no primeiro ou no segundo semestre letivo de 2026. Na próxima semana, de 19 a 23 de janeiro, as inscrições podem ser feitas com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os interessados poderão se candidatar gratuitamente no site do Acesso Único do Ministério da Educação. Será possível concorrer com as notas do Enem 2023, 2024 e/ou 2025. “Caso o candidato tenha feito mais de uma edição, será considerada para a classificação a mais favorável, com base na melhor média ponderada, conforme pesos definidos por curso. Apenas não será permitida a candidatura de inscritos como “treineiro” ou que obtiveram zero na redação do exame”, detalha o coordenador do departamento de processos seletivos Alexandre L'Erário.
Os candidatos poderão selecionar até dois cursos, um em primeira e outro em segunda opção. Ao todo, são ofertadas 4.650 vagas, distribuídas entre ampla concorrência e cotistas, nos 13 campi da UTFPR: Apucarana , Campo Mourão , Cornélio Procópio , Curitiba , Dois Vizinhos , Francisco Beltrão , Guarapuava , Londrina , Medianeira , Pato Branco , Ponta Grossa , Santa Helena e Toledo . Na inscrição, de 19 a 23 de janeiro, não será possível escolher o período de ingresso. “Inicialmente, serão alocados nas vagas para o primeiro semestre e, posteriormente, para o segundo semestre letivo”, afirma.
Pelo menos metade das vagas será destinada para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas, incluindo categorias específicas relacionadas à renda igual ou menor a um salário-mínimo, pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência.
A primeira chamada será divulgada no site do Acesso Único no dia 29 de janeiro. Já a convocação será feita no dia 30 de janeiro no portal da UTFPR.
Matrículas
O requerimento de matrícula será realizado pela plataforma digital da Universidade em duas etapas: (1) envio de documentos e (2) confirmação de interesse.
Na Etapa 1, os candidatos enviarão os documentos digitalizados de 31 de janeiro a 4 de fevereiro. No mesmo período, candidatos autodeclarados pretos e pardos devem participar da banca de heteroidentificação, ao encaminhar um vídeo, de acordo com o item 7 do edital.
No dia 6 de fevereiro, será disponibilizada a lista com o status da documentação. Caso necessário, será permitido substituir arquivos, de 7 a 9 de fevereiro. A atualização do status acontecerá no dia 11 de fevereiro, com prazo para recursos de 12 a 13 de fevereiro. O resultado das matrículas está previsto para o dia 19 do mesmo mês.
Para os aprovados do primeiro semestre deste ano, a confirmação de matrícula (Etapa 2), deverá ser feita de 23 a 27 de fevereiro para ingressantes do primeiro semestre. O cronograma da Etapa 2 para os selecionados do segundo semestre será divulgado posteriormente. Após o início das aulas, é preciso levar a documentação original para autenticação administrativa.
Lista de Espera
Após a chamada regular, os candidatos que não foram aprovados em nenhuma das opções de curso poderão manifestar interesse na Lista de Espera, de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, no site do Acesso Único. A relação, a ser encaminhada pelo MEC para a UTFPR, será utilizada nas próximas convocações para preenchimento das vagas disponíveis.
Serviço
Sisu 2026
Público: candidatos que fizeram o Enem 2023, 2024 e/ou 2025
Cursos de graduação: 116
Vagas: 4.650 vagas
Inscrições: 19 a 23 de janeiro
Links:
- Edital
- Cursos ofertados
- Página do Sisu na UTFPR
