Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Estude na UTFPR
/
Vestibular UTFPR oferta 50% das vagas para estudantes de escolas públicas

Vestibular UTFPR oferta 50% das vagas para estudantes de escolas públicas

Publicado 8/15/2025, 5:38:36 PM, última modificação 8/15/2025, 5:51:32 PM
Há também cotas por renda e para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e com deficiência

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) oferta metade das vagas do Vestibular 2026 para estudantes que fizeram todo o ensino médio na rede pública. A reserva é determinada pela lei de cotas para instituições federais de ensino. Outros 50% são destinados à ampla concorrência. Ao todo são ofertadas 3.873 vagas em 119 cursos de graduação.

Entre os que estudaram integralmente em escolas públicas (EP), é possível concorrer: independente de renda (LI) ou por renda familiar bruta de até 1 salário-mínimo (LB). Ainda dentro delas, há as categorias específicas voltadas para pessoas pretas, pardas, indígenas (PPI), quilombolas (Q) e com deficiência (PCD). Para cada modalidade, é exigida a apresentação de documentos específicos para comprovação, de acordo com o edital. Além disso, candidatos inscritos nas cotas de pretos e pardos precisam passar pela banca de heteroidentificação.
Saiba mais a seguir.

Renda de até 1 salário-mínimo
A comprovação de renda familiar per capita de até 1 salário-mínimo é feita pela apresentação da Folha Resumo do Cadastro Único (CadÚnico), emitida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) das Prefeituras municipais, ou Comprovante CadÚnico com QR Code e chave de segurança para validação.

Pretos e pardos
Candidatos que desejarem concorrer na cota para pretos ou pardos precisam mandar a autodeclaração. Também precisam enviar foto e vídeo com documento oficial de identificação com foto (frente e verso) até 13 de outubro para a banca de heteroidentificação. A orientação é para mostrar o rosto, usar roupas claras, em um ambiente com iluminação adequada. Não é permitir usar maquiagem ou adereço ou estar com outras pessoas no mesmo ambiente. Apenas estão dispensados do procedimento aqueles que já passaram pela banca para graduação da UTFPR. O critério será apenas o fenótipo e, caso necessário, pode haver convocação para outra banca remota ou presencial. No dia 20 de outubro, sairá a análise preliminar, com a possibilidade de recurso nos dias 21 e 22. No dia 27 do mesmo mês, será publicado o resultado.

Quilombolas
Para candidatos quilombolas, é preciso apresentar termo de Declaração de Identidade Quilombola; e declaração de pertencimento étnico quilombola, emitida pela liderança da comunidade quilombola reconhecida.

Indígenas
Já estudantes indígenas precisam apresentar o Termo de Declaração de Identidade Indígena; e Histórico Escolar emitido por escola indígena ou Registro de Nascimento Indígena e/ou Carta de Recomendação, emitida por liderança, ancião ou personalidade indígena de reputação pública reconhecida ou órgão indigenista.

Com deficiência
Pessoas com deficiência devem enviar o laudo médico, emitido nos últimos cinco anos por médico, com nome legível, assinatura CRM ou RMS do profissional e Classificação Internacional de Doença (CID), de acordo com a descrição do edital. Também são requeridos exames específicos para pessoas com deficiência auditiva, visual ou múltipla. Nos casos de deficiência física e intelectual é preciso conter os detalhes exigidos pelo processo. No caso de candidatos com transtorno do espectro autista é possível apresentar apenas a carteira nacional.

Saiba mais

O Vestibular UTFPR recebe inscrições até 13 de outubro, com o pagamento da taxa de R$ 150 até 14 de outubro, por meio de PIX ou boleto bancário. A oportunidade oferta 3.873 vagas em 119 cursos gratuitos de graduação em 13 cidades do Paraná. As provas serão realizadas presencialmente no dia 23 de novembro em 13 cidades do Paraná, em que a UTFPR está presente:   Apucarana Campo Mourão Cornélio Procópio Curitiba Dois Vizinhos Francisco Beltrão Guarapuava Londrina Medianeira Pato Branco Ponta Grossa Santa Helena  e  Toledo .

Reportar erro