Internacionalização: assinados novos acordos com instituições portuguesas
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e as instituições portuguesas Universidade Beira Interior (UBI) e Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) firmaram neste mês protocolos de intenções para cooperação técnica em diferentes frentes de atuação.
Os dois acordos preveem trabalhos conjuntos para o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes; o desenvolvimento de projetos em colaboração de ensino, pesquisa e extensão; a promoção de palestras e simpósios; o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas; a promoção de atividades de formação pessoal de docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes. A vigência dos acordos é de três anos.
Os documentos foram assinados pelo reitor Marcos Schiefler, em visita oficial às duas instituições. O gestor destacou o esforço da UTFPR para fazer da internacionalização UM “fator importante na consolidação de processos de avaliação e valorização de estudantes, pesquisadores e docentes”.
Internacionalização
A UTFPR tem acordos de cooperação técnica com universidades de 32 países. Ao todo são 113 acordos em vigência, que possibilitam internacionalização do conhecimento produzido nos 13 campi da instituição no Paraná.
Membros da comunidade acadêmica podem participar de projetos em instituições da Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Cabo Verde, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Cuba, Dinamarca, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Itália, Japão, Líbia, México, Moçambique, Países Baixos, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, Romênia, Rússia, Suécia, Turquia e Ucrânia.