Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Lançada marca comemorativa dos 115 anos da UTFPR

Lançada marca comemorativa dos 115 anos da UTFPR

Publicado 9/20/2024, 4:04:17 PM, última modificação 9/20/2024, 4:05:25 PM
Evento foi realizado no dia 18 de setembro na sala de reuniões da Reitoria

A UTFPR comemora, na próxima segunda-feira, 23 de setembro, 115 anos de existência. Como forma de celebrar a data, foi lançada na quarta-feira, dia 18, a marca comemorativa "UTFPR 115 anos: inovando para transformar".

Segundo o Departamento de Comunicação e Marketing (Decom), responsável pelo desenvolvimento do projeto, o slogan pretende apresentar a UTFPR como uma instituição comprometida com a inovação, uma ação contínua, desenvolvida pela Universidade ao longo da sua história centenária.

Para a composição da marca, optou-se por trabalhar com a letra 'T', presente no início das palavras "tecnológica" e "transformação", de maneira a formar a parte superior do número 115, e um degradê de amarelo, que representa as transformações pelas quais a instituição passou ao longo da sua história.

A composição, por sua vez, as cores institucionais da Universidade. "Essa é uma escolha que busca fazer uma identificação rápida da marca comemorativa à UTFPR", explica Elizabeth Rezende, designer responsável pelo projeto.

O lançamento da marca ocorreu em reunião com a equipe de gestão da Reitoria. Além da marca, também foi apresentado o vídeo institucional comemorativo dos 115 anos, que será veiculado no dia 23 de setembro nos canais da UTFPR. “Temos uma história que muito nos orgulha. Reforçar a nossa identidade como Universidade Tecnológica nos permite continuar construindo inovações para a sociedade”, afirma o reitor Marcos Schiefler.

Também a partir da segunda-feira, dia 23, a marca dos 115 anos irá compor as publicações eletrônicas de editais e oportunidade para a comunidade via Sistema Eletrônico de Informações por um período de seis meses.

UTFPR 115 anos

A UTFPR foi criada como Escola de Aprendizes Artífices em 23 de setembro de 1909, com a oferta de cursos de ofícios nas áreas de alfaiataria, sapataria, marcenaria e serralheria. Em 1937, com o nome de Liceu Industrial do Paraná, passou a oferecer o ensino de 1º grau. Em 1942, desta vez como Escola Técnica de Curitiba, foi integrada à rede federal de instituições de ensino industrial. Em 1959, com a unificação do ensino técnico do Brasil, foi denominada de Escola Técnica Federal do Paraná. Em 1974, teve a implementação dos primeiros cursos de curta duração de Engenharia de Operação.

Foi, em 1978, tornou-se o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), ministrando cursos de graduação plena. A partir deste período, é que surgiram os primeiros programas de pós-graduação. Em evolução constante, em 1998, foi elaborado o projeto para transformar a instituição em algo ainda maior. Então, com a publicação da lei no dia 7 de outubro de 2005, nasceu a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente, está instalada em 13 cidades do estado, com mais de 35 mil alunos em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

Reportar erro