UTFPR tem mais um curso de doutorado aprovado pela Capes

O resultado da última reunião de propostas de cursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) foi divulgado na última semana e trouxe a aprovação do curso de Doutorado Nacional Profissional em Ensino de Física (DNPEF) para a UTFPR. O programa tem o objetivo de qualificar os estudantes em funções que envolvam o ensino de Física no Ensino Básico e a Universidade é um dos seis polos do curso, com oferta no Campus Campo Mourão .
O programa já conta com o curso de mestrado em rede com 63 polos (incluindo o Campus Campo Mourão), e, agora, passa a ofertar também o doutorado em rede, com conceito 5.
Para o coordenador do curso, Michel Corci Batista, a aprovação coloca a UTFPR em destaque no cenário da educação científica brasileira. “Esse reconhecimento fortalece o nosso corpo docente, e impulsiona a pesquisa translacional em ensino de física e a formação continuada de professores”, destaca.
O diretor-geral do Campus, Roberto Neli, ressalta os esforços para que o novo curso fosse aprovado. "O novo doutorado é fruto de um grande planejamento, que irá impulsionar o ensino de física na região, além de gerar pesquisas com importantes instituições parceiras".
As atividades do curso estão em fase de implantação e em breve serão divulgadas informações sobre o processo seletivo.
Pós-Graduação UTFPR
Com este novo doutorado, a oferta de cursos de pós-graduação Stricto Sensu na UTFPR passa a ser de 63 cursos de mestrado e 19 cursos de doutorado; além dos mais de 60 cursos de especialização e MBA.
Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Michele Potrich, essas ofertas demonstram como a pós-graduação vem crescendo dentro da instituição. “É muito importante ter mais um curso de doutorado aprovado para a Universidade, sobretudo em um programa que já tem conceito 5”, completa.
A instituição conta com mais de sete mil alunos na pós-graduação stricto e lato sensu, com 594 grupos de pesquisa.