Nova espécie de inseto ganha nome de pesquisador da UTFPR

Imagem: Anaulacomera blancoi (Nogueira et al, 2025)
O professor da UTFPR Daniel Rodrigues Blanco recebeu uma homenagem póstuma ao ter seu nome atribuído a uma nova espécie de inseto, conhecida popularmente como "esperança". O animal invertebrado foi batizado de Anaulacomera blancoi, em reconhecimento às contribuições do pesquisador do Campus Santa Helena .
A homenagem foi prestada no artigo científico que aponta a descoberta de duas novas espécies de Anaulacomera no Sul do Brasil. A publicação foi feita no dia 17 de março, na revista de Taxonomia da Nova Zelândia, Zootaxa, pelos pesquisadores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste): Thayla Nogueira, Paola Schenberger, Neucir Szinwelski e Marcos Fianco.
O cientista da UTFPR colaborou para o trabalho de coleta de espécies em uma das três áreas protegidas do Paraná: o Parque Estadual Cabeça do Cachorro, o Parque Estadual do Rio Guarani e o Parque Nacional do Iguaçu. Por isso, recebeu o reconhecimento apontado por Nogueira na publicação:
"O epíteto específico homenageia o Prof. Dr. Daniel Rodrigues Blanco, geneticista, evolucionista e amante da natureza. O Prof. Blanco foi membro do Projeto Floriano, por meio do qual indivíduos desta espécie foram coletados no Parque Nacional do Iguaçu. Daniel faleceu em maio de 2023, dias antes de sua primeira expedição de coleta de peixes para o projeto que ele ajudou a conceber" (tradução livre).
Mais sobre
Além das contribuições científicas, o docente Daniel Rodrigues Blanco atuou no curso de Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais e Sustentabilidade. Entre 2013 e 2021, ele ocupou o cargo de diretor de pesquisa e pós-graduação no Campus Santa Helena , sendo o primeiro a assumir essa posição nesta sede. Também foi líder e cofundador do grupo de estudos em Ictiologia Neotropical.