Pesquisadora é indicada para Câmara do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima
A professora do Campus Curitiba da UTFPR, Tatiana Gadda, foi uma das indicadas para compor a Câmara de Assessoramento Científico (CAC), uma instância consultiva do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM). O objetivo do CAC é monitorar e promover a implementação das políticas e ações relacionadas à mudança do clima no âmbito do Poder Executivo federal. O documento com a nomeação da pesquisadora foi publicado em abril, no Diário Oficial da União.
Foram indicados 15 representantes e 15 suplentes para comporem o grupo, entre membros da academia e de centros de pesquisa, com estudos relacionados à temática. A primeira reunião do grupo está marcada para a próxima segunda-feira, 26.
A professora da UTFPR é a única paranaense da lista e foi reconhecida pela experiência que vem desempenhando na área. Com estudos envolvendo questões relacionadas às mudanças ambientais globais e cidades há mais de 20 anos, Gadda tornou-se uma referência no assunto no âmbito nacional.
Em 2012, a professora promoveu treinamento para gestores públicos de municípios brasileiros durante a Rio +20, a convite do Ministério do Meio Ambiente. Foi indicada pelo Itamaraty para um trabalho formado por cientistas brasileiros e internacionais responsáveis pelas avaliações de biodiversidade e serviços ecossistêmicos, através da Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES). Foi coautora do primeiro relatório Brasileiro sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos da Plataforma Brasileira para Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES). Participou, ainda, do acordo entre a UTFPR, o Instituto Real de Tecnologia (KTH), de Estocolmo (Suécia), a Prefeitura de Curitiba e outras instituições para promover o desenvolvimento sustentável, por meio de iniciativas em cooperação internacional.
Atualmente coordena o programa de pesquisa e extensão Studio Cidades e Biodiversidade e o doutorado em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU) da UTFPR. É líder da América Latina e Caribe da ONG Urban Biodiversity Hub, bem como líder da América Latina e do Caribe do Grupo de Trabalho de Especialistas em Ecossistemas Urbanos da IUCN CEM.
CAC
A Câmara de Assessoramento Científico (CAC) é uma instância consultiva do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), criada a partir da reestruturação do CIM pelo Decreto nº 12.040, publicado em 2024. Sua função é assegurar a execução das políticas climáticas no Brasil, garantindo as decisões sejam baseadas em evidências, com decisões mais eficazes, sustentáveis e alinhadas com a realidade ambiental do Brasil e do mundo. A CAC é formada por especialistas da comunidade científica com mandato de dois anos, renovável por mais dois.