Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
PPG em Engenharia Elétrica e Informática Industrial conquista nota máxima na avaliação da Capes

PPG em Engenharia Elétrica e Informática Industrial conquista nota máxima na avaliação da Capes

Publicado 1/13/2026, 9:46:51 AM, última modificação 1/13/2026, 4:21:44 PM
CPGEI é o primeiro programa da UTFPR a conquistar Nota 7 no sistema de avaliação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica em Informática Industrial do Campus Curitiba (CPGEI) conquistou o conceito máximo na avaliação quadrienal da Capes (Nota 7), divulgada nesta segunda-feira (12) pelo órgão. É o primeiro programa da UTFPR a conquistar o conceito máximo no sistema de avaliação, o que representa a excelência na pós-graduação brasileira.

De acordo com o parecer da comissão de área responsável pela avaliação, o CPGEI obteve o conceito “muito bom” nos quatro itens analisados, que consideram aspectos como projetos em andamento, estrutura curricular, perfil do corpo docente, planejamento estratégico, processos e procedimentos, e produção intelectual, por exemplo. O programa está classificado na área de avaliação Engenharias IV da Capes, que engloba as subáreas de Engenharia Elétrica e Engenharia Biomédica.

Para o reitor da UTFPR, Everton Lozano, a conquista representa um marco histórico para a pesquisa e a pós-graduação da instituição. “Trata-se do nosso primeiro programa de pós-graduação e que teve uma contribuição significativa para a transformação da UTFPR em Universidade Tecnológica. No contexto das comemorações dos 20 anos dessa transformação, atingir o mais alto conceito da Capes coroa toda essa trajetória institucional consistente e que inspira os demais programas a avançarem rumo à excelência”, destaca.

Um fator relevante no relatório dos avaliadores, comenta a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UTFPR, Michele Potrich, é o impacto econômico, social e cultural do programa e o caráter inovador da produção intelectual: "Esse forte relacionamento com os atores externos, como empresas e agências de fomento, sem dúvidas, impulsiona os resultados do programa. E a UTFPR, enquanto Universidade Tecnológica, tem esse compromisso de gerar conhecimento qualificado a partir de uma intensa relação com a sociedade".

O coordenador do programa, André Lazzaretti, afirma que a Nota 7 representa “a consolidação de um trabalho construído ao longo de anos, com a contribuição de inúmeros estudantes e professores da universidade desde a criação do CPGEI”, além de abrir novas possibilidades de atuação. “Programas de excelência podem acessar editais específicos e ampliar sua visibilidade, o que impacta diretamente na atratividade do curso, inclusive para estudantes e parceiros internacionais. Esse será um dos focos do planejamento estratégico de curto prazo do programa”, ressalta.

Sobre o CPGEI

A trajetória de excelência do programa é marcada por uma evolução consistente ao longo dos anos: conceito 4 no período de 2000 a 2003, conceito 5 entre 2007 e 2009, conceito 6 no quadriênio 2017–2020 e, agora, conceito 7 na avaliação referente a 2021–2024. Além disso, mesmo quando ofertava apenas curso de mestrado, o programa já possuía conceito A - conceito de excelência segundo a classificação da época.

O programa já contabiliza mais de mil defesas de mestrado e conta com um corpo docente formado por 43 professores em regime de dedicação exclusiva, dos quais 27 são bolsistas de produtividade do CNPq — bolsa concedida a pesquisadores que se destacam pela excelência, relevância e constância da produção científica no país.

As atividades acadêmicas e de pesquisa estão estruturadas nas áreas de Telecomunicações e Redes, Engenharia Biomédica, Engenharia de Automação e Sistemas, Engenharia de Computação e Fotônica em Engenharia.

Reportar erro