Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Projeto Arquivo ganha mais um prêmio, desta vez na Bienal de Arquitetura de Quito

Projeto Arquivo ganha mais um prêmio, desta vez na Bienal de Arquitetura de Quito

Publicado 12/4/2024, 8:39:56 AM, última modificação 12/4/2024, 2:08:26 PM
Na categoria portais ou blogs, o projeto foi o vencedor de um dos eventos de arquitetura mais importantes do continente americano

O Projeto Arquivo foi contemplado com mais uma premiação, anunciada no último mês de novembro. Na categoria portais ou blogs, o projeto foi o vencedor da Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito, um dos eventos de arquitetura mais importantes do continente americano.

Lançado em 2018, o projeto produziu um inventário do Patrimônio Histórico Arquitetônico da cidade de Curitiba. São levantadas as informações sobre as estruturas de cada local, incluindo ilustrações, descrições, fotos, histórias e curiosidades. Depois, através do site do projeto, essas informações podem ser acessadas pela comunidade.

Até o momento, foram catalogados mais de 150 imóveis da cidade e, em algumas destas edificações, foi inserido o código QR na entrada para que o visitante possa apontar o seu celular e ser direcionado ao site do projeto e conferir mais informações sobre o local.

“Essa conquista é mais um reconhecimento que destaca o trabalho que conecta patrimônio, história e tecnologia de maneira criativa e acessível”, explica a professora responsável pelo projeto, Giceli Portela.

A equipe do Projeto Arquivo é composta pelos alunos Bruno Lauffer (Arquitetura e Urbanismo do Campus Curitiba), Thiago Aust e Vinicius Zanluti (Pós-graduação em Patrimônio Histórico e Restauro do Campus), além de dezenas de colaboradores.

Em 2022, o projeto Arquivo já havia sido premiado nas duas etapas da premiação na categoria de ‘sites, revistas eletrônicas e redes sociais’ do Concurso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

O Livro

Outra iniciativa do projeto foi o lançamento do 'O Livro do Patrimônio Histórico de Curitiba: para crianças de zero a cem anos', uma publicação da Editora da UTFPR (EDUTFPR)  e que conta um pouco da história por trás de cada edifício ou casa que fazem parte do patrimônio histórico da capital. O livro apresenta 31 obras escolhidas que representam edifícios históricos da cidade e fazem parte do projeto Arquivo.

Com um texto simples e convidativo para questões curiosas sobre cada construção, a publicação traz detalhes das estruturas, descrições e ilustrações e pode ser lido por crianças e adultos. Um dos diferenciais é a possibilidade de os leitores interagirem com o livro, a partir de uma seção especial com desenhos dos prédios para colorir. A obra foi a vencedora da etapa regional do Concurso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), em 2023.

Essa publicação terá sua segunda edição lançada no dia 14 de dezembro, com sessão de autógrafos, no Palacete Belvedere, em Curitiba. As vendas também estão disponíveis no site da Editora da UTFPR (EDUTFPR).

Arquivo

projeto Arquivo teve início em 2018 como um projeto de extensão da UTFPR. A equipe de pesquisadores formada por  professores, voluntários, estudantes e egressos de Arquitetura e Urbanismo do Campus Curitiba produziram um inventário sobre o Patrimônio Histórico Arquitetônico.

A atuação do grupo é feita em convênio com a Prefeitura do município, por meio da Fundação Cultural de Curitiba, que cedeu um imóvel no centro histórico para a implementação da Escola do Patrimônio.  

Outra parceria do Arquivo é com a École Nationale Supérieure D’Architecture De Paris-Belleville (Ensa-PB), escola de arquitetura francesa.

Reportar erro