Alunos da UTFPR criam guia de apoio a professores que atuam com alunos com deficiência e TEA

Estudantes da UTFPR desenvolveram o guia didático "Tenho um aluno com deficiência, e agora?". O objetivo da obra é auxiliar professores no atendimento a alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa foi realizada dentro do Licenciando, programa institucional da UTFPR que incentiva a prática pedagógica para alunos dos cursos de licenciatura. Sob a orientação da Marta Rejane Filietaz, o trabalho foi feito de modo colaborativo por 11 estudantes, sendo dois bolsistas e nove voluntários.
A ideia surgiu em resposta ao aumento de estudantes com deficiência nas salas de aula e ao desafio enfrentado pelos docentes para adaptar suas práticas pedagógicas a essa realidade. Assim, busca orientar e incentivar os professores a aplicarem estratégias mais acessíveis e inclusivas.
A estudante Amanda Maia, bolsista do projeto em 2024, afirma que a iniciativa para gerar um ambiente de ensino que atenda às necessidades de todos os alunos. Ainda, ela destaca que a experiência foi fundamental para sua formação acadêmica e pessoal. "Esse trabalho reforçou a importância de construirmos uma educação mais inclusiva, sensível e humana, que valorize as diferenças e promova o aprendizado de todos", afirma.
O guia didático está disponível para acesso e pode ser utilizado por professores interessados em aprimorar suas práticas inclusivas.
Para saber mais, acesse a versão online do guia.
Mais sobre
Em 2025, a UTFPR concederá 70 bolsas para estudantes dos cursos de Licenciatura, por meio do programa Licenciando. O programa visa apoiar o desenvolvimento da prática pedagógica nas escolas de educação básica, com um total de R$ 441 mil investidos em 18 projetos de diferentes campi da instituição. Cada bolsista receberá o valor de R$700 mensais, durante nove meses, em um dos 18 projetos aprovados.