Projeto Floração da UTFPR valoriza cultura caiçara do litoral
Mesmo a 695 quilômetros distante de Guaraqueçaba, no litoral do estado, o projeto Floração do Campus Dois Vizinhos busca valorizar a cultura caiçara e promover o cuidado com o meio ambiente.
Sob coordenação da professora Daniela de Abreu, servidores e estudantes de diferentes cursos da UTFPR trazem o conhecimento técnico sobre o manejo em unidades de conservação.
Também realizam oficinas em escolas públicas sobre preservação ambiental, além de promover bailes de fandango, em conjunto com a comunidade. “Nós homenageamos os Mestres do Fandango Caiçara e proporcionamos aos estudantes uma imersão no modo de vida e na cultura Caiçara. Saímos de Dois Vizinhos e passamos períodos no litoral para que eles possam aplicar a teoria e obter o conhecimento junto com os moradores”, explica a professora.
Com isso, o Floração foi reconhecido e premiado como um dos melhores projetos de extensão, na categoria Multidisciplinar, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), neste ano.
Mais sobre
O projeto começou em 2017, com atuação na Área de Proteção Ambiental (APA), com estudantes da disciplina de Manejo de Unidades de Conservação.
Segundo a docente, a presença da equipe da Universidade, na sede e nas ilhas atendidas no município, ajuda a movimentar economia local com transporte marítimo, gastronomia, hotelaria e comércio em geral.