Reitoria realiza cerimônias de posse de quatro diretores-gerais de campus
As cerimônias de posse ou recondução do cargo dos diretores-gerais da UTFPR estão sendo realizadas nos campi da Instituição pelo reitor da UTFPR, Everton Lozano. A primeira foi no dia 30 de maio, no Campus Guarapuava , a qual reconduziu ao cargo o diretor-geral Marcelo Granza. Neste mês de junho já foram realizadas as cerimônias nos campi Medianeira , Santa Helena e Francisco Beltrão , com a recondução de Claudio Leones Bazzi, e posse de Adriana Maria Meneghetti e Paulo Júnior Varella, respectivamente.
O reitor destacou a importância simbólica das posses para reafirmar o compromisso institucional com a democracia interna da UTFPR. “Como gestores públicos, temos ciência da transitoriedade dos nossos cargos; por isso, é importante que tenhamos um compromisso inabalável com esse processo democrático de debate e escolha dos nossos dirigentes. Essas cerimônias de posse reforçam a posição de que estamos para melhor servir à instituição e à sociedade. Tenho certeza de que todos os novos diretores e diretoras-gerais também comungam destes mesmos princípios”, afirma Everton Lozano.
No próximo dia 30 será a vez do Campus Curitiba , com a cerimônia de posse do diretor-geral Paulo Daniel de Sousa; evento marcado no mesmo dia da posse da vice-reitora Vanessa Ishikawa.
Já no mês de julho, entre os dias 3 e 4, serão empossados os diretores Neimar Follmann para o Campus Pato Branco e Marina Celant De Prá para Dois Vizinhos . No mês seguinte, no dia 06 de agosto, a cerimônia será em Ponta Grossa com a recondução ao cargo do diretor Abel Dionizio Azeredo e, no dia 08, Roberto Ribeiro Neli será reconduzido em Campo Mourão .
As cerimônias se encerram nos dias 13, 14 e 15 de agosto nos campi Cornélio Procópio , Londrina e Apucarana . Para esse três campi serão empossados os diretores-gerais Wagner Fontes Godoy, Alireza Mohebi Ashtiani e Thiago Gentil Ramires, respectivamente.
A escolha dos novos diretores passou pelas consultas formal e informal durante o mês de abril e será para um mandato de quatro anos. No Campus Toledo , o mandato do atual diretor-geral terá vigência até o final deste ano.
Direção-geral
Segundo o Regimento Geral da UTFPR, o(a) diretor(a)-geral é a autoridade superior do Campus e é responsável por supervisionar os programas de ensino, pesquisa e extensão, além da gestão das atividades administrativas. Além disso, ele(a) será o(a) representante por assegurar o cumprimento da legislação em vigor bem como dos regulamentos, diretrizes e normas publicadas pelos órgãos superiores da UTFPR, zelando pelo patrimônio e imagem da Instituição.
O mandato é de quatro anos, podendo ser reeleito(a) por mais quatro, e é exercido em regime de dedicação exclusiva. Podem se candidatar os professores que pertencem ao quadro efetivo da UTFPR integrantes das carreiras do Magistério Superior (MS) e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT).