Seis cursos recebem conceito 5 em avaliação de renovação do reconhecimento do MEC
Seis cursos da UTFPR receberam o conceito máximo 5 no resultado do novo processo de renovação do reconhecimento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), entre os meses de outubro e novembro deste ano. Os cursos avaliados com a nota máxima foram o de Química, do Campus Curitiba; Tecnologia em Manutenção Industrial, do Campus Medianeira; Tecnologia em Processos Ambientais, do Campus Curitiba; Licenciatura em Matemática, do Campus Pato Branco; e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas dos campi Pato Branco e Ponta Grossa.
Também tiveram nota divulgada oito cursos que receberam o conceito 4: Tecnologia em Manutenção Industrial dos campi Pato Branco e Guarapuava; Tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Guarapuava; Tecnologia em Fabricação Mecânica, do Campus Ponta Grossa; Tecnologia em Processos Químicos do Campus Toledo; Ciência da Computação do Campus Campo Mourão; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Cornélio Procópio; e Tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Toledo.
Em março deste ano, o Inep também divulgou o resultado do reconhecimento do curso de Engenharia de Computação do Campus Apucarana, com o conceito 5.
Para o reitor Everton Lozano, a UTFPR se destaca pela excelência na oferta de seus cursos. “Esses resultados refletem um compromisso primordial da instituição com a formação de profissionais altamente qualificados. Concentraremos cada vez mais esforços na melhoria contínua da qualidade dos cursos de graduação, promovendo atualizações curriculares, capacitação docente e infraestrutura adequada. Essa dedicação em aprimorar a educação superior reafirma a posição da Universidade como uma das principais instituições de ensino no Brasil, preparando seus alunos para os desafios do mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento regional e nacional”, destaca.
UTFPR nota máxima no MEC
A UTFPR também conquistou a nota máxima, conceito 5, em novo recredenciamento institucional realizado pelo Ministério da Educação (MEC), no último mês de outubro. Os avaliadores analisaram cinco eixos principais para atribuir o conceito: Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.
Também em outubro, a UTFPR foi classificada como a 35ª melhor universidade brasileira no Ranking do jornal Folha de São Paulo. Nesta avaliação, 15 cursos foram classificados entre os melhores do país em suas respectivas áreas, com destaque para os cursos de Engenharia de Controle e Automação com a 6ª colocação no país e primeiro do Paraná, Engenharia Elétrica no 8º lugar geral e primeiro do Paraná, Engenharia de Produção em 10º geral e primeiro do Paraná e Computação, também com a 10ª colocação e primeiro do Paraná.
No mês de novembro, outro bom resultado conquistado pela UTFPR foi no ranking Times Higher Education (THE). A Instituição subiu da 82ª para a 69ª colocação e continua entre as 100 melhores universidades da América Latina. Entre as brasileiras, a Universidade está entre as 35 melhores.