Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Servidores
/
Comissão de estudo do plano de saúde publica informe sobre andamento dos trabalhos

Comissão de estudo do plano de saúde publica informe sobre andamento dos trabalhos

Publicado 8/13/2024, 6:08:36 PM, última modificação 8/13/2024, 6:09:49 PM
Previsão é que o relatório final do grupo seja publicado no dia 14 de outubro

Plano de saúde da UTFPR passa por análise de comissão instituída pelo Couni (Foto: Freepik)

A Comissão de Estudo, Análise, Revisão e Proposição de Modelo(s) de Gestão para o Plano de Saúde dos Servidores da UTFPR publicou nesta segunda-feira, dia 13, um informe sobre o andamento das atividades do grupo, acompanhado de uma contextualização geral da temática e da definição do escopo dos trabalhos da comissão.

Ao abrir o texto, a comissão cita a perda de usuários e o aumento dos custos mensais como possíveis causas para os problemas financeiros do plano de saúde, "o que levou ao consumo de toda a reserva financeira construída anteriormente, e a necessidade recente de chamadas de capital". "O nosso Plano de Saúde é um ativo importante para a comunidade universitária, por temos que atuar como instituição para torná-lo sustentável e atrativo", continua.

A comissão foi instituída pelo Conselho Universitário da UTFPR (Couni) em março deste ano, com a mudança de presidência e de membros ocorrendo em julho. Segundo o informe, tanto a troca de presidência quanto a greve dos servidores docentes e técnico-administrativos provocaram atraso no início dos trabalhos da comissão - a previsão é que o relatório final do grupo seja publicado no dia 14 de outubro.

Tal documento, prossegue o informe, abordará dos temas principais: proposição de modelo(s) de gestão que visem garantir maior eficiência em sua gestão e sustentabilidade financeira a longo prazo; e proposição de alterações nas normativas atuais do plano para garantir viabilidade financeira a curto prazo e evitar novas chamadas de capital. Ficam de fora desse estudo, a gestão e fiscalização do plano e o planejamento de novas licitações de prestadoras de serviço em saúde.

"Conforme o calendário aprovado, o objetivo é que as primeiras proposições da comissão, para garantir a viabilidade financeira dele a curto prazo e evitar novas chamadas de capital, sejam encaminhadas para a reitoria no final deste mês de agosto, para apreciação pelo Conselho Universitário o mais breve possível. Já as proposições de mudanças estruturais para garantir sustentabilidade a médio e longo prazo, devem ser finalizadas e encaminhadas em meados de outubro deste ano", finaliza o texto - confira a íntegra do informe.

Os trabalhos do grupo podem ser acompanhados na página da própria comissão, no Portal UTFPR.

Reportar erro