Comissão do PGD realiza consulta pública sobre o programa até 31/12

Após um ano de implantação, completado em outubro, a comissão responsável pelo Programa de Gestão e Desempenho (PGD) da UTFPR está realizando uma consulta pública à comunidade sobre o programa. O objetivo é avaliar a experiência de atendimento, prestação de serviços e os resultados pelas áreas e servidores que estão participando do PGD.
Segundo a comissão, atualmente, mais de 500 servidores técnico-administrativos e estagiários, em 146 unidades de execução, estão participando do programa.
As informações servirão para fundamentar a revisão do regulamento do PGD, hoje regido pela Instrução Normativa GABIR/UTFPR nº 54/2023, visando propor melhorias e mudanças ao programa, atualizar sua operacionalização e ampliar os impactos positivos observados no desempenho e na qualidade de vida dos participantes.
A consulta ficará disponível para toda a comunidade acadêmica participar até o dia 31 de dezembro.
Os servidores participantes do PGD podem responder a pesquisa em um formulário específico, com base em suas experiências no programa.
Mais informações sobre o PGD estão disponíveis na página do programa, no portal da UTFPR e as dúvidas podem ser enviadas ao email pgd-central@utfpr.edu.br.
Sobre o programa
O PGD é uma ferramenta de gestão de desempenho focada em resultados, que altera o modelo de trabalho tradicional, substituindo o controle de frequência dos servidores pelo controle de entregas e resultados, o que permite maior flexibilidade e inovação no trabalho, tanto no local de realização das atividades, quanto nos seus horários e formas de execução.
A participação no programa exigirá do servidor o planejamento das atividades que irão integrar sua jornada de trabalho, bem como a comprovação de sua execução sob a forma de entregas, a serem acompanhadas e avaliadas pela sua chefia imediata. Com isso, o programa substitui o controle de frequência dos agentes públicos (o famoso “bater ponto”) por uma gestão de pessoas baseada em resultados.
O PGD oferece ainda a possibilidade de o participante realizar ao menos parte de suas atividades laborais fora das dependências da instituição, desde que possua a estrutura física e tecnológica necessárias.