Programa Licenciando recebe inscrições até 16 de novembro

Publicado 10/18/2022, 1:20:19 PM, última modificação 10/18/2022, 1:30:16 PM
Serão contempladas até 20 propostas de cursos de licenciatura da UTFPR

As modalidades de apoio financeiro são concessão de bolsas para estudantes e custeio do projeto (Foto: Freepik)

Estão abertas até o dia 16 de novembro as inscrições para o Licenciando, que incentiva a prática pedagógica dos cursos de licenciatura da UTFPR. De acordo com o edital, serão contempladas até 20 propostas de projeto, preferencialmente pelo menos uma de cada licenciatura ofertada pela Universidade. As propostas devem ter um professor coordenador proponente e até quatro estudantes bolsistas.

Os objetivos com o Licenciando são selecionar projetos vinculados a cursos de licenciatura que desenvolvam ações sobre a prática pedagógica dos licenciandos no âmbito das escolas da educação básica ou que propiciem a produção de conhecimento ou material didático sobre a prática pedagógica dos alunos de licenciatura no âmbito da UTFPR. O programa também busca articular a formação inicial dos licenciandos da Universidade com a formação continuada, mediante ações sobre a prática pedagógica ou a produção de material didático, no contexto das escolas da educação básica ou da UTFPR.

Os professores podem submeter propostas desde que façam parte do quadro permanente e que desempenhem encargos docentes, como aulas e orientações de TCC, em um ou mais curso de licenciatura da UTFPR. Além disso, o projeto poderá contar com outros professores colaboradores. Quanto aos estudantes bolsistas, estes deverão estar matriculados em uma licenciatura. Já estudantes não bolsistas podem participar do projeto e só precisam estar matriculados em algum curso da UTFPR.

São duas as modalidades de apoio financeiro previstas: concessão de bolsas para estudantes e custeio do projeto. Para a concessão de bolsas, serão destinados pelo período de até oito meses R$ 500 mensais para cada bolsista. Os projetos selecionados também poderão receber uma única cota no valor de R$ 1,5 mil para custeio.

A proposta deve ser submetida até o dia 16 de novembro via Sistema Eletrônico de Informação (SEI) e seguir o modelo previsto no edital. A análise dos projetos contemplará os itens resumo do projeto, justificativa, metodologia e resultados esperados, com critérios definidos para cada um deles.

O resultado preliminar está previsto para ser divulgado até o dia 28 de novembro, com interposição de recurso até o dia 29 e resultado final até o dia 1º de dezembro. As atividades dos projetos contemplados deverão ser realizadas entre 03 de abril e 03 de novembro de 2023.

Reportar erro