Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Servidores
/
Publicada nova tabela de contribuição do plano de saúde dos servidores da UTFPR

Publicada nova tabela de contribuição do plano de saúde dos servidores da UTFPR

Publicado 10/18/2024, 6:00:00 PM, última modificação 10/21/2024, 9:04:24 AM
Os novos valores passam a valer a partir da folha de pagamento deste mês de outubro; live especial do Conexão UTFPR explicará mudanças

Foi publicada nesta segunda-feira, dia 21, a nova tabela de valores de contribuição per capita dos beneficiários do Plano de Saúde dos Servidores da UTFPR. A definição é do Comitê Gestor do Plano, criado no último mês de setembro com as competências de realizar avaliações, estudos econômico-financeiros e propor soluções de melhorias no benefício.

A nova tabela considera a remuneração do servidor-titular do benefício e faixa etária dos beneficiários e o valor per capita de saúde suplementar concedido em contracheque pelo Governo Federal. Também foram definidos os prazos de carência para novas adesões e o percentual de coparticipação em exames e consultas. Os novos valores passam a valer a partir da folha de pagamento deste mês de outubro, com desconto em débito automático do titular do plano em novembro. A nova tabela considera o auxílio-saúde per capta pago pelo Governo Federal; para as faixas salariais mais baixas, portanto, o valor do plano é o mesmo do auxílio-saúde, não havendo a necessidade de pagamentos adicionais pelo servidor - exceto as coparticipações.

A coparticipação sairá de 20% para 30% do valor de todas as consultas realizadas pelo titular e por seus dependentes. A coparticipação em exames também terá o percentual de 30% do valor dos exames realizados, com teto de R$ 150 por procedimento, até o limite de R$ 450 por beneficiário no mesmo mês de faturamento.

Os exames realizados em internação não serão tarifados e a contribuição pelas coparticipações serão contabilizadas na mensalidade do mês posterior ao do faturamento.

Segundo o comitê, as mudanças visam garantir sustentabilidade financeira do benefício, adequando-o à realidade do mercado de saúde suplementar, e previsibilidade para os beneficiários, ao evitar chamadas de capital para cobrir despesas do plano. Apenas neste ano 2024, foram necessárias três chamadas desse tipo para cobrir tais custos.

As novas mudanças foram possíveis após a publicação da resolução do Conselho Universitário (Couni) que altera o regulamento do plano de saúde. Com o novo regulamento aprovado pelos conselheiros, o plano de saúde da UTFPR passou a considerar a faixa etária no cálculo da contribuição mensal dos beneficiários - na versão anterior, apenas a faixa salarial determinava o valor das mensalidades. A inclusão da coparticipação em exames, o que antes só estava prevista para consultas, e a incorporação de carência para novos usuários também estão previstas no novo regulamento.

“É importante reconhecer que a situação financeira do nosso plano de saúde exige decisões cuidadosas e uma visão de longo prazo, num viés de sustentabilidade. O trabalho do comitê reflete esse cuidado, com uma postura engajada na busca de soluções diante do atual cenário e transparente nas decisões tomadas”, comenta o reitor Everton Lozano, presidente do comitê.

O comitê também deliberou que poderá haver, nos primeiros 60 dias após a implementação da nova tabela, a flexibilização do cumprimento das carências para ex-beneficiários do plano - os critérios para essa flexibilização estão em análise.

Para explicar a composição da tabela e tirar dúvidas da comunidade, o Comitê Gestor participa, na próxima quinta-feira, dia 24, às 14h, de uma edição especial do Conexão UTFPR. A transmissão será realizada pelo Canal da UTFPR, no YouTube, via link não listado – ou seja, para acompanhar o programa, é preciso fazer acesso direto por meio do link do evento. Os beneficiários podem enviar previamente as suas dúvidas pelo email c-gesplansaude@utfpr.edu.br

Comitê Gestor

O Comitê Gestor do Plano é formado pelo reitor da Universidade, três membros do Couni e dois beneficiários titulares, além de representantes da Diretoria de Gestão de Pessoas (Dirgep) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad). Durantes os meses de setembro e outubro, o comitê realizou estudos sobre a utilização do plano, segmentada por perfis e padrões de uso, visando aprimorar continuamente a gestão do benefício.

Sobre o Plano de Saúde UTFPR

O Plano de Saúde da UTFPR, vigente desde 1994, tem por objetivo garantir aos servidores ativos, aposentados, respectivos dependentes, bem como pensionistas, uma assistência à saúde digna, segura e eficiente, funcionando de forma socializada para atender igualmente a todos os usuários. Por ser um plano de autogestão, sua manutenção e crescimento dependem da contribuição financeira de seus integrantes e do uso racional dos benefícios. O Plano de Saúde contratado pela UTFPR é prestado pela Unimed Curitiba , com internações em apartamento e abrangência nacional.

Conexão UTFPR

Nova Tabela do Plano de Saúde dos Servidores da UTFPR
Quando: 24 de outubro, às 14h
Onde:
Canal da UTFPR (YouTube)
Email para dúvidas:
c-gesplansaude@utfpr.edu.br

Reportar erro