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Confira os passos para inscrição na etapa 2 Auxílio Estudantil da UTFPR 2025

Confira os passos para inscrição na etapa 2 Auxílio Estudantil da UTFPR 2025

Publicado 8/11/2025, 5:16:10 PM, última modificação 8/11/2025, 5:29:11 PM
Inscrições para veteranos até 22 de agosto; calouros e outros grupos a partir do dia 25 do mesmo mês

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está com as inscrições abertas para veteranos à etapa 2 de concessão do Auxílio Estudantil 2025. O objetivo é ajudar na permanência dos alunos na instituição, com até quatro modalidades: Básico, Moradia, Alimentação e Infância.

Os estudantes com matrícula regularizada, dentro do prazo do edital, nos cursos presenciais técnicos, de graduação e stricto sensu da UTFPR podem se candidatar pelo Portal do Aluno. O prazo de inscrições para veteranos vai até 22 de agosto. Para calouros e ingressantes no segundo semestre deste ano, que estavam em trancamento, transferência e/ou aproveitamento ou ex-officio, o período vai ser de 25 de agosto a 5 de setembro.

A seleção vai considerar as condições de vulnerabilidades sociais, econômicas e de saúde do grupo familiar do solicitante. Os requisitos para participação podem ser consultados diretamente no edital.

Modalidades de Auxílio

- Alimentação: crédito para almoço e/ou janta no Restaurante Universitário, em períodos/dias letivos.
- Básico: R$ 250 mensais, para auxiliar com custos decorrentes de material didático, transporte e internet.
- Moradia: R$ 350 mensais para ajudar com o pagamento do aluguel de alguém que, para fazer o curso, precisa morar fora do seu domicílio de origem.
- Infância: R$ 250 mensais para estudante da UTFPR, que possua filho(s) de 0 a 6 anos de idade incompletos, sendo valor fixo independentemente do número de crianças.

Passo a passo

  1. Leia o edital e separe os documentos do Anexo A e salve:
    - Formato: PDF, PNG ou JPG
    - Tamanho: até 2MB
    - Condição: com todas as páginas em um arquivo, sem rasuras, na íntegra com a numeração de páginas (se houver).
    - Crie uma pasta com os documentos de cada pessoa do seu grupo familiar. Assim, vai ficar mais fácil na hora de realizar o upload na plataforma.

    *Dica: Ter a
    conta do Gov.br no nível prata pode facilitar o acesso a vários sistemas e documentos necessários à inscrição do Auxílio Estudantil.

2. Acesse o Portal do Aluno.
- Clique no menu “Inscrição - Auxílio Estudantil”.
- Selecione “Plataforma de Inscrição” e espere o redirecionamento.

3. Faça login na Plataforma.
- Digite o número do Registro Acadêmico (RA)
- Entre com a senha do Portal do Aluno.

4. Confira o aviso com atenção.
- Anote as informações e clique em “Ciente”

5. Selecione o questionário socioeconômico.
- Preencha as informações.
- Role a tela para baixo.
- Clique em “salvar” e “grupo familiar”

6. Cadastre o quadro de composição familiar.
- Clique em “Incluir”.
- Registre os dados.
- Insira os dados de cada membro familiar.
- Clique em “Cadastrar”

7. Escolha as modalidades que deseja solicitar
- Selecione a modalidade.
- Clique no “lápis” na coluna à esquerda da tela para editar.
- Depois, à direita, clique em sim, para requerer.
- Selecione “salvar”.
- Depois que finalizar, vá em “Documentos”.

8. Anexe os documentos.
- Faça o upload os documentos de todos os membros familiares.
- Se aparecer em vermelho “pendente”, significa que o upload não foi realizado ou concluído.
- Caso necessário, pode ser colocado um documento opcional para esclarecimento da condição.

9. Verifique se está tudo certo.
- Após terminar o upload, clique em “finalizar”.
- Caso tenha divergências entre os dados, o sistema não permitirá a finalização. Neste caso, volte para resolver o que ficou pendente.

10. Confira o checklist do sistema.
- Role a tela para baixo.
- Leia o “Termo de Responsabilidade”.
- Clique em “finalizar inscrição”
- Veja o Protocolo de inscrição, enviado para o e-mail principal cadastrado no Portal do Aluno

11) Atenção ao e-mail principal.
- Se precisar corrigir algo, você receberá um e-mail.
- A partir da notificação, você terá 3 dias úteis fazer as adequações ou complementar o que faltar.
- Se precisar interpor recurso, você receberá o e-mail para o registro.
- Caso tenha dúvidas, entre em contato com o
Nuape

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