Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Tamo Junto
/
Equipe da UTFPR conquista o 1º lugar geral no Baja SAE Nacional 2023

Equipe da UTFPR conquista o 1º lugar geral no Baja SAE Nacional 2023

Publicado 3/10/2023, 10:53:21 AM, última modificação 3/20/2023, 2:10:41 PM
No total, 67 times participaram da competição

Equipe do Campus Pato Branco vence a competição

A galera da UTFPR arrasou na 28ª Competição Nacional Baja SAE, realizada em São José dos Campos, entre 1 e 5 de março. Entre os 67 times participantes na categoria 4x2, a Pato Baja conquistou o 1º lugar geral.

Para obter esse título, o pessoal teve que encarar várias provas para verificar a Segurança Estática e Dinâmica, o conforto do veículo na Apresentação de Projeto Dinâmico, os quesitos de Aceleração, Velocidade, Frenagem, Tração, Manobrabilidade e Suspensão. 

A disputa também incluiu uma avaliação do Desafio Técnico e outra por juízes específicos de cada modalidade, incluindo: Vendas e Marketing, Suspensão e Direção, Design e Ergonomia, Powertrain, Freio, Gestão de Projetos, Eletrônica e Cálculo Estrutural. Depois de tudo isso, ainda teve o Superprime, a corrida eliminatória entre os competidores, e o Enduro, um teste de resistência de quatro horas seguidas, com diferentes obstáculos na pista.

Com isso, a equipe também se destacou nas subcategorias, sendo a: 1ª em Tração, 1ª em Manobrabilidade, 3ª em Avaliação de Projeto Dinâmico, 3ª Enduro, sendo considerada a melhor em: Equipe Sul, Suspensão e Direção e Design e Ergonomia. “Foram as primeiras melhores conquistas em 10 anos de existência, sendo a primeira equipe do Paraná a ser campeã brasileira”, afirma o líder do time, Gilmar Derpho.

Atualmente, a Pato Baja conta com aproximadamente 15 estudantes, do Campus Pato Branco, dos cursos de Administração e das Engenharias Mecânica, Elétrica e de Computação, que se integram para expandir as possibilidades do projeto. “O objetivo principal agora é repassar o conhecimento aos próximos membros e continuar a evoluir cada vez mais para manter essa posição, até alcançar a próxima meta de ir à competição Mundial de Baja”, conclui.

Parabéns!

Outros participantes
A Imperador, do Campus Curitiba, também ficou dentro do top 10, com o 6º lugar geral, além de ter recebido a 1ª posição no Desafio Técnico de Ciclo de Vida. Outras equipes da UTFPR também participaram: a Procobaja, de Cornélio Procópio, com a 25° colocação, e a Gralha Azul, de Ponta Grossa, a com a 33° posição.

Reportar erro