Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Tamo Junto
/
Time da UTFPR consegue 1° lugar no Desafio Técnico nacional Baja

Time da UTFPR consegue 1° lugar no Desafio Técnico nacional Baja

Publicado 3/6/2023, 2:17:33 PM, última modificação 3/10/2023, 2:18:25 PM
Imperador teve o menor impacto ambiental por trabalhar em parceria com outro projeto da UTFPR

Foto: Divulgação

A Imperador da UTFPR venceu o Desafio Técnico, na 28º Competição Baja SAE Nacional. A equipe recebeu a melhor avaliação de Ciclo de Vida, por ter atingido o menor impacto ambiental durante a produção do veículo. A premiação aconteceu no início de março, em São José dos Campos.

Entre as 67 equipes concorrentes, o time foi reconhecido por um comitê de engenheiros inseridos na indústria, incluindo ex-participantes de projetos Baja.

Os resultados foram alcançados com o apoio teórico e de infraestrutura para a realização dos estudos pelo Centro de Avaliação de Sustentabilidade de Ciclo de Vida (Gyro), coordenado pela docente Cassia Ugaya. 

Assim, a Imperador conseguiu obter informações para as melhores tomadas de decisão em relação a materiais e métodos para a fabricação do protótipo, visando reduzir as emissões de gás carbono e ampliar as possibilidades de reciclagem. “Por meio do Gyro, tivemos acesso ao software Openlca e a uma imensa de base de dados para que a modelagem do impacto fosse a mais representativa possível”, relata Gabriel Gianesini, gerente de projetos.

"Conseguimos correlacionar os resultados obtidos e definir nossa área de atuação futura para redução do impacto"

A galera também frequentou aulas de Gestão Ambiental com a professora para aprofundar os conhecimentos. “Com isso, conseguimos correlacionar os resultados obtidos e definir nossa área de atuação futura para redução do impacto”, detalha.

Além de ser a 1ª no Desafio Técnico, a equipe foi a 1ª em Vendas e Marketing, 3ª em Manobrabilidade e ainda se classificou entre os 10 melhores do país, na 6ª colocação geral, apenas quatro pontos depois dos top 3.

Todo o trabalho foi desenvolvido por 26 estudantes de cinco cursos diferentes do Campus Curitiba. São eles: André Fujii, André Novack, Bruno Rabelo, Camila dos Santos, César Bet, Davi do Nascimento, Felipe Stein, Gabriel Freitas, Gabriel Cuevas, Gabriel Gianesini, Gregory Lunz, Gustavo Ceccat, João Flórido, Leonardo Moleta, Lucas de Oliveira Pinto, Lucas Macalossi, Matheus Stoeberl, Matheus Orsini da Silva, Miguel Ferreira da Silva, Milton Sáber Neto, Murilo Pazinatto, Nicole Costa, Pedro de Souza, Pedro Martins, Victor Grycajuk e Vitor Tavares.

Parabéns!

Outros participantes

A equipe Pato Baja, do Campus Pato Branco, conquistou o 1º lugar geral da competição, além de ter subido ao pódio em outras subcategorias.  Outras equipes da UTFPR também participaram: a Procobaja, de Cornélio Procópio, com a 25° colocação, e a Gralha Azul, de Ponta Grossa, a com a 33° posição.

Reportar erro