Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
Tamo Junto
/
Internacionalização: inscrições prorrogadas para as bolsas Nilo Peçanha

Internacionalização: inscrições prorrogadas para as bolsas Nilo Peçanha

Publicado 4/29/2024, 1:49:53 PM, última modificação 4/29/2024, 1:50:18 PM
Edital apoia alunos que estejam em programas de dupla diplomação

Estudante de graduação em laboratório do Campus Curitiba (Foto: Decom)

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional prorrogou, até o dia 14 de maio, o período de inscrições para o Programa de Auxílio à Dupla Diplomação Nilo Peçanha, que destina recursos financeiros para apoiar estudantes da graduação selecionados para dupla diplomação em universidades estrangeiras.

Os valores dos auxílios financeiros são de R$ 10 mil para estudantes em geral e R$ 20 mil para aqueles que compravam vulnerabilidade socioeconômica.

Para concorrer às bolsas, o candidato precisa: ser estudantes de um curso de graduação da UTFPR a partir do sexto período; ter a intenção de se inscrever (ou já ter se inscrito) para participar de um acordo de intercâmbio, na modalidade dupla diplomação, com início entre agosto e setembro deste ano e não ter sido selecionado para receber outras formas de auxílio financeiro para dupla diplomação. Para concorrer às bolsas destinadas a alunos em vulnerabilidade socioeconômica, o estudante deve estar previamente inscrito no Processo de Seleção do Auxílio Estudantil 2024, com a situação da inscrição deferida ou contemplada.

As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário de inscrição online disponível no edital, com o login e senha do email institucional (@alunos.utfpr.edu.br); orientações adicionais para a inscrição estão disponíveis no próprio documento normativo ou na página Ajuda UTFPR.

A classificação dos selecionados será por ordem decrescente de coeficiente normalizado – estarão automaticamente os estudantes que tiverem coeficiente absoluto menor que 0,70 –, a partir de um agrupamento prévio de campus, sendo: Centro (Campo Mourão, Guarapuava e Ponta Grossa), Leste (Curitiba), Norte (Apucarana, Cornélio Procópio e Londrina), Oeste (Medianeira, Santa Helena e Toledo) e Sudoeste (Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco).

A divulgação do resultado preliminar dos selecionados está prevista para o dia 16 de maio. O cronograma atualizado de todas as etapas do programa está disponível no Anexo I do edital.

Nilo Peçanha

O edital para as bolsas de auxílio recebeu o nome “Nilo Peçanha” em homenagem ao ex-presidente da República que é patrono da educação profissional e tecnológica do Brasil.

Ele foi o criador das Escolas de Aprendizes Artífices, que deram origem aos Centros Federal de Educação Tecnológica (Cefets); no Paraná, essas instituições foram o embrião da atual UTFPR.