UTFPR abre 25 vagas para dupla diplomação em Engenharia com universidades francesas

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) está com inscrições abertas para o Programa de Dupla Diplomação em Engenharia. A iniciativa contempla parcerias com cinco instituições francesas, possibilitando a obtenção de dois diplomas, um do Brasil e outro da França.
São ofertadas cerca de 25 vagas que contemplam as engenharias de 12 campi da UTFPR nas áreas Ambiental, de Alimentos, de Bioprocessos e Biotecnologia, de Computação, de Controle e Automação, de Produção, de Materiais, Elétrica, Eletrônica, Mecânica e Química.
O programa é realizado em cooperação com a Université de Technologie de Troyes (UTT), a Université de Technologie de Belfort-Montbéliard (UTBM), a Université de Technologie Tarbes Occitanie Pyrénées (UTTOP), a Université de Technologie de Compiègne (UTC) e o Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse (INSA Toulouse). “É uma experiência que impacta não apenas a trajetória acadêmica, mas também a formação pessoal dos futuros engenheiros. Além de cursarem parte da graduação em instituições reconhecidas na França, os estudantes podem desenvolver competências interculturais e profissionais que fazem diferença no mercado de trabalho”, afirma assessora de programas internacionais da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Nastasha Salame.
Os selecionados devem cumprir parte da formação na França, durante quatro semestres, de acordo com o Plano de Estudos elaborado pela coordenação do curso ou por um professor designado. O último período será dedicado ao projeto final em uma empresa, equivalente ao estágio obrigatório e ao trabalho de conclusão de curso. Após o retorno ao Brasil, a oportunidade permite a obtenção de dois diplomas: um da UTFPR e outro de uma das cinco instituições francesas.
A seleção será baseada no desempenho acadêmico e na participação em atividades e programas, como iniciação científica e tecnológica, monitoria, extensão, estágios, organizações estudantis e empresas juniores e voluntariado.
Seleção
Podem participar estudantes com matrícula nos cursos da UTFPR listados em edital, cursando entre o 7º e o 9º período, com coeficiente absoluto de rendimento mínimo de 0,65. Também é necessário cumprir, até o momento da inscrição, todas as disciplinas obrigatórias e optativas, atividades complementares e de extensão, além das 400 horas de estágio não-obrigatório. O processo também exige proficiência em francês, equivalente no mínimo ao nível B1 e boas condições de saúde física, mental e social. Os interessados devem ser responsáveis pelos custos de transporte, alojamento e seguros, expedição de visto e documentos, entre outros.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente até 24 de março, por meio de formulário eletrônico. O número de oportunidades varia conforme a instituição parceira, a área de formação e o campus, podendo ser ajustado conforme critérios das universidades francesas.
A classificação preliminar será divulgada no dia 25 de março, com prazo para pedidos de reconsideração até a data seguinte. O resultado está previsto para 27 de março. Os aprovados receberão um e-mail com as informações sobre o processo de candidatura e a lista de documentos necessários para envio dentro do prazo.
Serviço
Dupla Diplomação em Engenharia
Público: estudantes das Engenharias da UTFPR listadas em edital
Inscrições até: 24 de março
Instituições participantes: UTT, UTBM, UTTOP, UTC ou INSA Toulouse
Edital 13/2026 - Prograd
