Usina do Conhecimento de Toledo abre visitações para o público
A Usina do Conhecimento de Toledo foi oficialmente reaberta e pode ser visitada pelo público em geral. Sob a gestão do Campus Toledo , em parceria com a Prefeitura Municipal, o local conta com diferentes atividades como o Espaço Ciência, dedicado à exploração de conceitos interativos de física, química e biologia; o Espaço Work, voltado para reuniões e workshops; o Espaço Lab, projetado para estimular o interesse de crianças pela ciência; e o Espaço Mente, onde os visitantes podem explorar ilusões de ótica e fenômenos perceptivos. Nos próximos dias outras novidades serão disponibilizadas ao público.
O objetivo do projeto é popularizar a ciência, fomentar parcerias educacionais e democratizar o acesso ao conhecimento com visitas escolares programadas, iniciação científica, ações sobre educação financeira e empreendedora, trabalhos com professores e metodologias ativas e a possibilidade de jovens incubarem sua empresa e terem assessoria especializada. Durante a cerimônia de reabertura, realizada no último dia 23, a Usina foi apresentada a autoridades, diretores e coordenadores de escolas municipais, colégios estaduais, escolas privadas, além de representantes de instituições de ensino superior e profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e servidores e alunos do Campus.
Entre as autoridades presentes, estavam o diretor-geral do Campus, Elder Elisandro Schemberger; a secretária da Educação do Município de Toledo , Dirce Maria Steffens Külzer; o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Sidgley Camargo de Andrade; os coordenadores da Usina do Conhecimento, Eduardo Vertuan e Danielle Camargo; a arquiteta Nathana Dal Maso; e o membro do Conselho Estadual de Educação, Flávio Scherer.
Usina
A Usina do Conhecimento foi inaugurada originalmente em 1997, como parte de um projeto estadual inspirado no modelo educacional francês, com o objetivo de disseminar conhecimento científico e inovação tecnológica. Após o projeto de revitalização, com investimentos no valor total de pouco mais de R$ 1,6 milhões da Prefeitura e a aquisição de equipamentos, mobiliário e a contratação de colaboradores para o atendimento ao público por parte da UTFPR, o espaço começou a receber visitantes no final do mês de setembro, incluindo grupos formados por estudantes de escolas municipais.
O local funcionará de terça a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h30, e, aos sábados, das 13h30 às 17h30. Às segundas-feiras o local ficará fechado para manutenção.
As visitações à área externa da Usina do Conhecimento serão permitidas dentro do horário de funcionamento do espaço. Já as visitas à área interna precisarão ser feitas por agendamento prévio, gratuito, para controle do número de pessoas que possam ocupar o local simultaneamente. Para agendamentos, basta acessar o formulário disponível no perfil do Instagram da Usina do Conhecimento @usina.td.
Com informações da Ascom-TD