Exposição histórica resgata origem Tecnológica da UTFPR. Mostra também tem cápsula do tempo
No último dia 7, a UTFPR celebrou seus 20 anos de transformação em Universidade Tecnológica. Em comemoração a data, foi aberta uma exposição que trouxe o resgate às origens da Instituição que sempre foi o de ofertar ensino aplicado à comunidade. Com o tema “Os seis ofícios” estão retratadas em painéis as profissões que eram ensinadas na época de sua criação, em 1909, como Escola de Aprendizes Artífices. Os ofícios apresentados na mostra são: alfaiataria, sapataria, serralheria mecânica, marcenaria, selaria e tapeçaria e desenho. A exposição foi idealizada pelo projeto Arquivo do Campus Curitiba e viabilizada pela Diretoria de Comunicação (Dircom) da UTFPR.
Para a abertura do evento estavam presentes o reitor Everton Lozano, o diretor-geral do Campus Curitiba , Paulo Daniel Batista de Sousa, e a coordenadora do projeto Arquivo, Giceli Portela. A mostra poderá ser visitada durante o mês de outubro na Sala de Exposição ou no pátio central do Campus Curitiba .
No evento, o reitor Everton Lozano contou um pouco da trajetória da instituição nesses 116 anos, contextualizando a sua criação, suas transformações e o fato de ser a primeira Universidade Tecnológica do Brasil. "Essa exposição é um convite para que a nossa comunidade conheça como tudo começou e como podemos mudar os próximos capítulos da UTFPR, sempre com o olhar da educação como um instrumento de transformação de vidas", destaca.
A abertura da exposição contou com a presença de demais servidores e estudantes da instituição, além do primeiro reitor e responsável pelo processo de transformação da Universidade, Eden Januário Netto.
Cápsula do tempo
O evento conta também com uma Cápsula do Tempo para receber mensagens de toda a comunidade e que só será aberta no ano de 2035. No local, uma urna está disponibilizada para receber a mensagem de todos os participantes.
Os eventos em comemoração aos 20 anos de transformação da UTFPR estão sendo organizados por uma Comissão responsável pela comemoração da data e as demais programações podem ser acessadas na página comemorativa dos 20 anos da UTFPR.
UTFPR
A origem da UTFPR começou em 1909, com a criação da Escola de Aprendizes Artífices e, em 1937, com o ensino tornando-se cada vez mais profissional, a escola começou a ser denominada de Liceu Industrial do Paraná. Cinco anos depois, em 1942, o ensino passou a ser ministrado em dois ciclos (básico e técnico) e o Liceu passou a se chamar Escola Técnica de Curitiba . Em 1959 o ensino técnico no Brasil foi unificado pela legislação e a escola passou a se chamar Escola Técnica Federal do Paraná. Quase 20 anos depois (1978), a Instituição foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), passando a ministrar cursos de graduação plena. Com seu rápido crescimento, a Instituição expandiu o ensino tanto na graduação como na pós-graduação. E, em 2005, foi transformada na primeira Universidade Tecnológica do Brasil.
Em 20 anos como universidade, a UTFPR já formou 42 mil graduados, entre tecnólogos, bacharéis ou licenciados, em todo Paraná. Nesse período, a oferta de cursos foi triplicada, contando atualmente com mais de 115 cursos de graduação e mais de 80 programas de pós-graduação. Atualmente, a UTFPR tem mais de 30 mil estudantes.
A UTFPR está presente nas cidades de Apucarana , Campo Mourão , Cornélio Procópio , Curitiba , Dois Vizinhos , Francisco Beltrão , Guarapuava , Londrina , Medianeira , Pato Branco , Ponta Grossa , Santa Helena e Toledo . Este cenário coloca a Instituição como a maior universidade federal multicampi do Brasil.