UTFPR cadastra pesquisadores para hub de tecnologias para agricultura familiar

Publicado 5/15/2024, 6:20:15 PM, última modificação 5/16/2024, 9:22:47 AM
A manifestação de interesse deve ser feita mediante preenchimento de formulário próprio, até o dia 30 de maio.

Fazenda experimental da UTFPR no Campus Dois Vizinhos (Foto: Decom)

A Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias está com cadastro aberto para pesquisadores da UTFPR interessados em se associar ao Hub de Tecnologias para Agricultura Familiar do Campus Pato Branco. A manifestação de interesse deve ser feita mediante preenchimento de um formulário próprio, até o dia 30 de maio.

Segundo José Alberto Cerri, assessor do Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR, o objetivo é compor um grupo de pesquisadores sobre essa temática, que deverão atuar em conjunto com outras instituições, como as universidades federais do Paraná (UFPR), de Santa Catarina (UFSC) e de Pelotas (UFPel), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, Emater, Embrapa e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Podem se associar ao hub, ainda segundo Cerri, servidores da UTFPR que tenham conhecimento em tecnologias de agricultura familiar e digital, mesmo sem vinculação a programas de pós-graduação, bem como professores visitantes e bolsistas de pós-doutorado ou recém-doutores. Estudantes de graduação e pós-graduação poderão participar mediante convite dos coordenadores de projetos.

“Embora fisicamente em Pato Branco, [o hub] irá coordenar iniciativas de desenvolvimento de produtos e serviços em todos os campi da UTFPR. As ações de financiamento aos projetos nesse tema estão na iminência de ocorrer, o que cria uma grande oportunidade de envolvimento em um assunto extremamente motivador sob o aspecto técnico, mas principalmente social e de suporte à segurança alimentar para todos os brasileiros”, comenta.

O objetivo do hub é criar produtos e soluções para pequenos produtores rurais e para agricultura digital, mas que poderão ser aplicadas em propriedades rurais de todos os portes. “O trabalho será baseado em entregas dos produtos e serviços em projetos de curto, médio e longo prazo, dependendo da complexidade envolvida”, completa.

Serviço

Cadastro de pesquisadores para o Hub de Tecnologias para Agricultura Familiar do Campus Pato Branco
Prazo: até 30 de maio
Público: pesquisadores com conhecimento em tecnologias de agricultura familiar e digital