UTFPR classifica 6 projetos, com 3 primeiros lugares, no Prêmio Extensão Universitária do Crea-PR
Foi divulgado o resultado do prêmio Extensão Universitária, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e a UTFPR foi destaque mais uma vez na classificação dos projetos finalistas como a instituição que obteve mais projetos nesta etapa. Das oito categorias avaliadas, a Instituição foi classificada em quatro, sendo que, em três delas, fiicou com a primeira colocação.
O projeto Plataforma Otimiza Sementes (PlotSem), do Campus Santa Helena , ficou em primeiro lugar e o “+”Terraço “–”Erosão: Difusão do uso de terraços no sudoeste do PR, do Campus Dois Vizinhos , em segundo lugar, na categoria Agronomia; o Casa de Vegetação Escolar: Um Espaço Interdisciplinar de Aprendizagem e Extensão, do Campus Dois Vizinhos , obteve o primeiro lugar na categoria Florestal; o Empreender & Inovar: Desenvolvendo talentos no Sudoeste do Paraná, do Campus Dois Vizinhos , em terceiro lugar na categoria Multidisciplinar; o Engenharia Solidária em primeiro lugar e o Elaboração de game interativo sobre energia renovável para crianças de 6 a 10 anos, em segundo lugar, ambos do Campus Londrina , na categoria Química.
Para o diretor de Graduações da UTFPR, Rodrigo Villanova, esse reconhecimento é muito importante para a Instituição. “Ter essa chancela de um órgão como Crea, além da visibilidade dos projetos com suporte técnico e científico, promove a interação entre a academia e o mercado de trabalho, características de uma universidade tecnológica”, afirma.
Os autores dos projetos classificados em cada modalidade receberão certificados do “Prêmio Crea-PR de Extensão Universitária” e poderão ter os seus trabalhos expostos em forma de banners, na “Mostra de melhores Projetos de Extensão Universitária”, a ser organizado pelo Conselho.
O pró-reitor de Relações Empresariais e Comunitárias, Francis Kanashiro Meneghetti, ressaltou a participação da instituição nestas premiações. "A UTFPR tem um forte histórico de parcerias desenvolvidas com a sociedade. Os Conselhos profissionais são um exemplo disso pois, nós os enxergamos como mais que um órgão regulador, temos com eles uma relação constante de como a universidade pode trabalhar os seus cursos e formação dos seus estudantes", completa.
No ano passado, a UTFPR também foi destaque na premiação com sete projetos classificados, sendo três obtendo a classificação em primeiro lugar de cada categoria.
Premiação
O Crea-PR realiza a premiação anualmente com a classificação dos melhores projetos de extensão universitária, considerando a sua importância no âmbito acadêmico pelas práticas voltadas ao conhecimento técnico-científico e pelas interações junto à sociedade.