Home
/
Notícias
/
Últimas notícias
/
UTFPR e IPB (Portugal) reafirmam compromisso de cooperação

UTFPR e IPB (Portugal) reafirmam compromisso de cooperação

Publicado 10/18/2024, 1:29:29 PM, última modificação 10/18/2024, 5:14:33 PM
Presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) classificou a Tecnológica do Paraná como principal parceiro estratégico

Gestores da UTFPR e IPB (Foto: Decom)

A Reitoria da UTFPR recebeu na quarta-feira (16) o presidente e o vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB – Portugal), Orlando Rodrigues e Luís Pais, respectivamente, para uma visita de cortesia à nova gestão da Universidade. Durante o encontro, os gestores destacaram a força do relacionamento entre as duas instituições e o compromisso de avançar nessa cooperação.

“Temos importantes tratativas desde 2012 e temos uma série de desafios institucionais. Vivemos um momento em que há diminuição pela procura do ensino superior no mundo e parcerias como esta deixam a Universidade mais atraente para os estudantes”, destacou Everton Lozano, reitor da UTFPR. Atualmente, o IPB é a instituição com o maior número de acordos de duplo diploma nos cursos de graduação da Universidade.

Entre 2014 e 2024, 841 estudantes da UTFPR fizeram no IPB o ciclo de mobilidade internacional na modalidade duplo diploma, que concede ao estudante formado um diploma pela universidade brasileira e outro pelo instituto português.

Fruto dessa parceria, desde 2020 o IPB mantém no Campus Curitiba um escritório satélite, coordenado por uma egressa das duas instituições, para facilitar o atendimento a professores e estudantes interessados no desenvolvimento de projetos conjuntos.

O presidente do IPB, Orlando Rodrigues, destacou a força e o resultado da parceria com a UTFPR, um relacionamento que iniciou nos acordos de duplo diploma na graduação, mas com potencial para expansão nesta e em outras áreas. “A UTFPR é o nosso maior parceiro estratégico. Temos parceria com outras universidades, mas os melhores resultados são da UTFPR, pois a nossa parceria tem essa característica de sempre fazermos mais e melhor”, ressaltou.

Segundo estudo da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR, uma dessas possibilidades de crescimento está relacionada à dupla diplomação nos cursos de Tecnologia; atualmente, são quatro acordos vigentes, podendo chegar a 19 novas parcerias.

Para Vanessa Ishikawa Rasoto, assessora para Assuntos Estratégicos da UTFPR, o trabalho conjunto entre a Universidade e o Instituto proporciona uma formação mais robusta e com mais oportunidades aos estudantes. “Essa parceria muito nos agrada e faz com que nossos estudantes estejam mais preparados para os desafios do nosso tempo”, disse.

A força da parceria também é sentida na pesquisa, que já soma 450 publicações conjuntas. “Eu costumo dizer que somos o 14º campus da UTFPR”, mencionou, em tom de brincadeira, o vice-presidente do IPB Luís Pais ao apresentar alguns dos resultados com a UTFPR.

“Sem dúvidas, este encontro marca o início de um novo ciclo na relação entre as nossas instituições, com mais possibilidades de acordos na graduação, na pós, na pesquisa e no empreendedorismo e inovação”, conclui Lozano.

Histórico

A UTFPR e o IBP têm parceria desde 2012, quando os dois primeiros estudantes brasileiros foram para Portugal por meio do programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal. Em 2013 foi assinado o acordo de mobilidade estudantil e, no ano seguinte, iniciaram os acordos de dupla diplomação. Atualmente há 50 cursos da UTFPR com acordos com o IPB.

Reportar erro