UTFPR participa da principal conferência sobre ambientes de inovação do Brasil

Começou na última segunda-feira, 13, a 35ª edição da Conferência Anprotec, evento que reúne oportunidades de inovação e empreendedorismo do Brasil. A UTFPR é uma das participantes do evento e está presente com um estande apresentando os principais ambientes de inovação da Instituição.
A Universidade Tecnológica participa, juntamente com as demais universidades paranaenses, do Espaço Paraná Mais Ciência e Inovação, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec). Ao todo estão sendo apresentados na conferência os 50 ambientes de inovação da UTFPR cadastrados no Separtec, viabilizados por uma comitiva formada por 60 representantes da instituição de seus 13 campi.
A participação da Universidade contou com o patrocínio da Seti e a organização da Agência de Inovação da UTFPR. Para a diretora da Agência, Carina Rau, a presença da Universidade neste evento é muito significativa.
“Durante a conferência, além da possibilidade de contato com as principais redes de inovação do Brasil, podemos mostrar o quanto a UTFPR tem avançado e desenvolvido nesta área. Desta forma, vivenciamos na prática, o diferencial de fazer parte de uma Universidade Tecnológica”, destaca Carina Rau.
A Agência de Inovação da UTFPR está vinculada à Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec) e atua em conjunto com os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) de cada campus da UTFPR. Além disso, a Agência é responsável pela coordenação do Programa de Empreendedorismo e Inovação (PROEM), ao qual estão inseridas as Incubadoras de Empresas (Sprints), as Empresas Juniores e os Parques Científicos e Tecnológicos da UTFPR.
Conferência
A Conferência Anprotec acontece até a próxima quinta-feira, 16, em Foz do Iguaçu, com o tema “Ecossistemas Colaborativos e Integrados ao Sistema Global”. Em parceria com o Sebrae, o objetivo é conectar o Brasil a redes globais de inovação, fortalecer o empreendedorismo, valorizar incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos, além de promover networking e propor estratégias de apoio.
A Anprotec reúne incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação.